Baleia rara com dentes nunca vistos intriga cientistas na Austrália

A baleia que deu à costa tem dentes pontiagudos que se acredita agora serem vestígios da história evolucionária da espécie

Uma baleia descoberta numa praia australiana em fevereiro dá pistas para a evolução da baleia-bicuda, contou este fim de semana a televisão australiana ABC. A baleia, cujos dentes incluíam algumas presas invulgarmente afiadas e nunca antes vistas nesta espécie, não pertence afinal a uma espécie desconhecida nem tem uma deformação: os dentes serão um atavismo, ou seja, o regresso de uma característica que já não existe na espécie mas que existia nos antepassados e ficou "escondida" no código genético, sem se manifestar.

A baleia deu à costa em fevereiro na praia de Waitpinga, no sul da Austrália, em fevereiro, e foi recolhida por investigadores de um museu. Os cientistas descobriram os estranhos dentes pontiagudos e pensaram que se podia tratar de uma nova espécie de baleia. "Para mim estava a pensar, 'Será que isto é algo novo?'", disse à ABC a investigadora Catherine Kemper, acrescentando que este tipo de dentes nunca tinha sido encontrado numa baleia-bicuda.

Foi só quando examinaram o crânio da baleia com mais cuidado e finalmente retiraram os dentes pontiagudos que os biólogos constataram que a baleia tinha dentes largos comuns à espécie sob os dentes pontiagudos. "Foi muito entusiasmante na mesma", afirmou David Stemmer, o gestor das coleções do museu do Sul da Austrália, que fez a descoberta. "É uma espécie que não encontramos muitas vezes, e é só o terceiro espécime a ser recolhido aqui no Sul da Austrália".

As baleias-bicudas-de-hector, como esta, raramente são encontradas por viverem no fundo do mar. Acredita-se que são raras, mas é uma espécie difícil de estudar, com o estado de conservação ainda considerado indefinido por falta de dados. A equipa australiana espera que a sua catalogação da carcaça encontrada possa ajudar a melhor estudar esta espécie.

Flamengo-Grémio

Jesus transporta sonho da Champions para a Libertadores

O treinador português sempre disse que tinha o sonho de um dia conquistar a Liga dos Campeões. Tem agora a oportunidade de fazer história levando o Flamengo à final da Taça Libertadores para se poder coroar campeão da América do Sul. O Rio de Janeiro está em ebulição e uma vitória sobre o Grémio irá colocar o Mister no patamar de herói.