Ricardo Araújo Pereira é testemunha de defesa de Joana Marques
RAP

RAP. “Se a Joana tiver de pagar um euro será alarmante para quem queira vir a dizer: não gostei muito disto"

Testemunha de defesa no processo que opõe os Anjos à humorista, Ricardo Araújo Pereira diz ao DN que Marques não apelou à morte dos cantores, não incitou ao ódio, não lhes imputou factos falsos
Publicado a
Atualizado a

Ricardo Araújo Pereira, testemunha de defesa de Joana Marques no processo que opõe os Anjos à humorista, e cujo julgamento teve início esta semana, coloca um cenário: “Vamos supor que a acusação tem razão quanto ao que aconteceu. Primeiro, foi transmitida a atuação dos cantores na Sport TV, que não produziu qualquer efeito. No entanto, por uma razão inexplicável, começaram a aparecer na internet uns vídeos da atuação dos cantores, com títulos tais como “bronca durante hino de Portugal”, mas esses vídeos, apesar de terem muito mais visualizações que o da Joana, também não produziram qualquer efeito”.

RAP continua: “Depois, a Joana publicou o seu vídeo – e, aí sim, as pessoas desataram a insultar e ameaçar os cantores, e a boicotar-lhes os concertos”. Para concluir: “Mesmo que as coisas se tivessem passado desta forma, que responsabilidade teria a Joana?”

O vídeo em questão foi publicado nas redes sociais da humorista Joana Marques, autora da rubrica Extremamente Desagradável, da Rádio Renascença e combina imagens de uma atuação dos Anjos – entoação do hino nacional na abertura de uma prova de motociclismo -, com outras, extraídas de um programa televisivo.

A acusação alega que o “vídeo adulterado” coloca em causa a imagem de Nelson e Sérgio Rosado, com os irmãos a exigirem cerca de um milhão de euros por danos morais e patrimoniais. Acusação que a defesa de Marques refuta, por considerar que está em causa a liberdade de expressão, num julgamento cuja próxima audiência terá lugar no dia 30 de junho.   

Ricardo Araújo Pereira é testemunha de defesa de Joana Marques
Joana Marques vs Anjos: começou o julgamento para um milhão de euros
Ricardo Araújo Pereira é testemunha de defesa de Joana Marques
Ansiedade e stress: culpados por acne? Veredito não é simples, mas a genética será sempre cúmplice

“Como sabem que não é nem pode ser ilegal exprimir uma opinião negativa sobre uma atuação musical, as advogadas da acusação pretendem convencer-nos de que o vídeo comete um ilícito: dizem que a Joana manipulou as imagens. Ora, aquilo a que dão o nome de manipulação consiste, na verdade, em resumir a atuação aos seus momentos mais ridículos. Ou seja, é a própria natureza do trabalho humorístico.

Portanto, se a Joana tiver de pagar um euro que seja, isso será bastante alarmante para todos os que têm a nossa profissão. E, já agora, para toda a gente que alguma vez tenha dito, ou queira ter o direito de vir a dizer: eu não gostei muito disto”, alega Araújo Pereira, que resume: “A Joana publicou um vídeo de um minuto que exprime a seguinte ideia: acho que esta atuação não correu bem. Não apelou à morte dos cantores, não incitou ao ódio, não lhes imputou factos falsos lesivos da sua reputação”. 

Ricardo Araújo Pereira é testemunha de defesa de Joana Marques
Herman José: Ao processarem Joana Marques, Anjos sofrem “efeito Streisand”

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt