Este é um modelo decisivo para a Audi, sobretudo porque é o ponta de lança de uma enorme ofensiva de produto, que surge ao fim de quase dois anos sem grandes novidades. Aliás, este Q6 e-tron esteve longos meses em espera, com sucessivos atrasos na chegada ao mercado, adiamentos que a Audi atribui a problemas de software..O Q6 e-tron preenche o espaço entre os dois irmãos SUV, o Q4 e o Q8, recorre à nova plataforma PPE do Grupo VW, estreada na nova geração do Porsche Macan, e está disponível em três iterações: Q6 50 e-tron, que vale 77 349 euros; Q6 55 e-tron quattro, por 82 949 euros e o mais desportivo SQ6 quattro, disponível por 97 818 euros. As potências vão dos 306cv da versão Q6 50 aos 490cv do SQ6, passando pelos 388cv do Q6 55..A bateria de iões de lítio é a mesma para todas as versões, com uma capacidade bruta de 100kWh e capacidade útil de 94,9kWh. A Audi anuncia uma autonomia de 836 km em ciclo urbano para a versão menos potente, que em ciclo WLTP faz 634km. Perante o mesmo exercício WLTP, o Q6 55 promete 618km e o SQ6 596km..O peso varia entre 2200kg da versão 50 e os 2350kg das outras duas versões, o que não impede performances de respeito. 4,4 segundos dos 0 aos 100km/h e 230km/h de velocidade de ponta para o SQ6; 5,9’’ para a versão Q6 55 e 6,6 segundos para o Q6 50, sendo que ambas as versões atingem os 210km/h de velocidade de ponta..Para lá destes números, a Audi garante que o Q6 é capaz de entregar elevados níveis de emoção, com um novo design do eixo dianteiro e da direção, que tornam este SUV mais ágil, e restantes elementos do chassis “afinados de acordo com o ADN Audi”..Nas versões quattro, a distribuição de binário é orientada para o eixo traseiro, que conta ainda com pneus mais largos, ajudando a uma condução mais dinâmica..Permitindo carregamentos com um máximo de 270kW - uma potência raríssima na rede de carregadores públicos em Portugal -, é possível carregar o Q6 e-tron dos 10% aos 80% em pouco mais de 20 minutos, ou conseguir 260km de autonomia com 10 minutos de carga..No exterior, o Q6 e-tron tem uma frente marcada pelos faróis de olhar rasgado e tecnologia LED Matrix, e uma grelha singleframe tipicamente SUV e agressiva. As laterais apresentam linhas marcadas a reforçar as cavas das rodas e vincos laterais que ajudam, diz a Audi, a diminuir a perceção de altura. A traseira é dominada pelas novas óticas OLED. A preocupação com a eficiência aerodinâmica nota-se ao primeiro olhar, sendo que o Q6 apresenta um Cx de 0,29, um valor bem simpático para um SUV destas dimensões..O painel é marcado por um enorme ecrã direcionado para o condutor, e um ecrã mais pequeno, opcional, destinado ao pendura. FOTO: D.R. / Audi AG.O interior é espaçoso e tipicamente Audi nos detalhes de design e organização do espaço. O painel é marcado por um enorme ecrã direcionado para o condutor, que agrupa todos os comandos e sistemas essenciais à condução, e um ecrã mais pequeno, opcional, destinado ao pendura..A bagageira oferece 526 litros e, com os bancos rebatidos, pode chegar a mais de 1500L. Na frente, há uma frunk, com 64 litros e que pode servir para guardar os cabos..O interior é espaçoso e tipicamente Audi nos detalhes de design e organização do espaço. FOTO: D.R. / Audi AG.A lista de sistemas de assistência ao condutor é longa, como é atualmente típico em qualquer proposta premium (e não só), com destaque para o Adaptive Driving Assistant Plus que, nas palavras da Audi, “ajuda o condutor a acelerar, a travar, a manter a velocidade e a distância definida em relação ao veículo da frente, bem como a orientação na faixa de rodagem. Isto pode aumentar o conforto de condução, especialmente em viagens longas. O sistema utiliza vários sensores para monitorizar permanentemente as imediações do veículo. Estes incluem o sensor de radar instalado na frente do veículo, a câmara frontal e os sensores ultrassónicos”..O Q6 estreia ainda uma nova arquitetura eletrónica, que garante “um novo nível de digitalização”, com cinco computadores que controlam todas as funções do veículo, desde os diferentes sistemas de apoio à condução, infotainment, conforto, segurança e conectividade. A Audi fala de um sistema à prova do futuro, disponível para receber atualizações OTA e que, a prazo, será alargada a todo o grupo. Esta nova arquitetura e as exigências ao nível do desenvolvimento do software são responsáveis, em boa parte, pelos sucessivos adiamentos da entrada do Q6 no mercado..A bagageira oferece 526 litros e, com os bancos rebatidos, pode chegar a mais de 1500L. Na frente, há uma frunk, com 64 litros. FOTO: Audi / Audi AG.A Audi aposta forte neste Q6 - e nos restantes lançamentos previstos para o segundo semestre de 2024 -, para relançar uma marca sem novidades há demasiado tempo. O Q6 está disponível para encomenda desde abril e as primeiras unidades chegam às mãos de clientes em Portugal até ao final de julho..À semelhança de outras marcas, a Audi tem prevista uma edição especial do Q6 e-tron, dedicada às empresas e com o preço em cima do limite máximo para os incentivos fiscais à compra de veículos elétricos - 62 490 euros..Motor24