PRR: 31 milhões de euros para alojamentos e escolas do Exército
O Exército vai beneficiar de um financiamento de 31 milhões de euros para recuperar mais de uma dezena de edifícios degradados e criar 427 alojamentos para oficiais, sargentos, praças e trabalhadores civis.
A verba vem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e servirá igualmente para reequipar o Colégio Militar e os Pupilos do Exército: recuperação e remodelação de edifícios, aquisição de material informático, bem como equipamento para os laboratórios, ginásios salas de aulas. Trata-se do maior investimento de sempre nesta matéria para este ramo das Forças Armadas e o primeiro que não é proveniente do Orçamento de Estado e da Lei de Infraestruturas Militares.
O contrato será assinado esta terça-feira entre o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Mendes Ferrão, e a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”, numa cerimónia presidida pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo. O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que tem a tutela política do PRR, também estará presente.
Para o Exército, onde a falta de residências está identificada como um dos fatores que dificulta a atratividade para o serviço militar, este passo significa a resolução do alojamento do pessoal deslocado nas cidades de Lisboa e do Porto.
Estão ainda abrangidas unidades em Sintra, Vendas Novas, Constância e Leiria. Entre os imóveis a requalificar estão, por exemplo, a Messe de Santa Clara, as Oficinas Gerais de Fardamento do Exército, em Lisboa, e a Messe do Porto, Polo da Batalha.
Também está prevista a aquisição de material informático e equipamentos e mobiliário para laboratórios, salas de aula e ginásios do Instituto dos Pupilos do Exército e do Colégio Militar, frequentados por 1038 alunos.