Proteção Civil registou 200 ocorrências em todo o país entre as 16h00 e as 8h00
A Proteção Civil registou perto de 200 ocorrências até às 8h00 deste domingo, a maioria relacionada com quedas de árvores e inundações, sobretudo no distrito de Lisboa e Setúbal, disse hoje fonte do organismo.
Em declarações à Lusa esta manhã, José Costa, oficial de serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC), explicou que entre as 16:00 de sábado e as 08:00 de hoje, foram registadas 199 ocorrências em Portugal Continental.
A maioria, 73, está relacionada com quedas de árvores, seguida de inundações (72), limpezas de via (25), quedas de estrutura (21), movimentos de massa (terra, sete) e um salvamento terrestre, enumerou.
De acordo com o responsável, os distritos mais afetados foram Lisboa, com 85 ocorrências, Setúbal, com 31, Faro, com 21, Santarém 12 e Beja, com 11.
Estiveram envolvidos 803 operacionais apoiados por 263 meios.
Às 09:00 terminaram os avisos amarelos decretados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera para os distritos de Lisboa e Setúbal relacionados com a agitação marítima e também terminou o aviso amarelo que vigorava para o distrito de Faro devido ao vento forte.
"Não estão previstos mais avisos durante o dia de hoje, voltando só durante a noite, para a precipitação em vários distritos do país", adiantou.
Contactada pela Lusa, fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa revelou que a noite "foi calma, sem registo de grandes ocorrências".
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC) decretou no sábado o estado de alerta especial de nível amarelo para o todo dispositivo do continente, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao agravamento das condições meteorológicas.
Na noite de quarta-feira, vários túneis da cidade de Lisboa ficaram inundados devido à chuva intensa que afetou também os municípios de, Loures, Odivelas, Amadora e Oeiras. Na noite passada, por precaução, os três túneis rodoviários na Avenida João XXI, Campo Grande e Entrecampos, em Lisboa, foram encerrados por causa da chuva.
Várias inundações cortaram estradas, acessos a estações de transporte e danificaram estabelecimentos comerciais, habitações e veículos, causando elevados prejuízos. Há a registar a morte de uma mulher em Algés, no concelho de Oeiras.
Nove distritos de Portugal Continental vão estar já a partir da próxima madrugada sob aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a informação no 'site' do IPMA os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Braga vão estar sob aviso laranja entre as 06:00 e as 12:00 de segunda-feira devido à "precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada".
Posteriormente, os avisos descem para amarelo nestes mesmos distritos, na maioria dos quais até às 18:00 de terça-feira.
Nos distritos de Évora, Setúbal e Beja o alerta laranja para a precipitação tem início mais tarde, vigorando entre as 15:00 de segunda-feira e as 00:00 de terça-feira.
Durante o dia de hoje e ainda segundo o IPMA não estão ativos nenhuns avisos.
Além dos avisos laranja nos nove distritos, todos os 18 distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo não só pela precipitação prevista, mas também pelo vento - Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Viana do Castelo, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, entre as 06:00 e as 15:00 de segunda-feira.
Os avisos amarelos vão estar também ativos para a agitação marítima nos distritos de Faro, Setúbal, Beja, Lisboa, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, em vigor para a maioria dos distritos entre as 06:00 de segunda-feira e as 21:00 de terça-feira, devido a ondas que podem atingir os cinco metros.