Projeto ‘Fundão Acolhe’ premiado na Gala Social INATEL
No ano em que celebra 90 anos, a Fundação INATEL homenageou e premiou esta terça-feira diversos promotores das áreas da cultura, desporto e solidariedade social. Na Gala Social Inatel, que se realizou no Teatro da Trindade, em Lisboa, e foi apresentada pela apresentadora Fátima Lopes, atuaram a banda Miss Universo, premiada, e o cantor FF. Entre as personalidades presentes contou-se a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho e o secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Sousa Moreira, os governantes com a tutela da Solidariedade.
Nos prémios de mérito o Inatel destacou o Município do Fundão, na categoria de Intervenção Social e Sustentabilidade, pelo projeto Fundão Acolhe, ligado à integração de imigrantes (na subcategoria Direitos Humanos e Solidariedade), a Associação Vale de Acór, pelo projeto de economia social Gelados Fratellini, e ainda o Sport Clube Operário de Cem Soldos, pelo Festival Bons Sons, na subcategoria ‘Turismo e Sustentabilidade’.
Já na área da cultura, o prémio de mérito Revelação foi para a banda Miss Universo, enquanto o Mérito Cultural coube à Associação Cultural Moinho da Juventude. No Desporto os galardoados foram o Clube de Voleibol de Oeiras (Desporto no Coletivo), André Mateus (Desporto para a Inclusão) e José Gonçalves (Personalidade no Desporto).
O presidente da fundação, José Manuel da Costa Soares, homenageou ainda aqueles que, em parceria, “contribuem para o compromisso do Inatel com a promoção da cultura, do desporto e do turismo social em prol de uma sociedade mais solidária e inclusiva”. Entre eles contam-se os voluntários Conversa Amiga INATEL, pelo apoio contínuo à comunidade, e a Aldeia dos Sonhos 2024: Barranha, em Aguiar da Beira.