Portugal somou 2211 vítimas de tráfico de seres humanos nos últimos seis anos
NUNO VEIGA/LUSA

Portugal somou 2211 vítimas de tráfico de seres humanos nos últimos seis anos

Entre 2004 e 2024, apenas 25 vítimas reclamaram uma indemnização, maioritariamente através das associações que as apoiam, e somente 11 foram ressarcidas
Publicado a
Atualizado a

Portugal somou 2211 vítimas de trafico de seres humanos nos últimos seis anos, avança o Público, que cita o Grupo de Especialistas sobre a Acção contra o Tráfico de Seres Humanos (GRETA).

As vítimas são maioritariamente homens, africanos ou asiáticos, provenientes de geografias como Moçambique, Índia, Nepal e Roménia, e chegam à cadência de várias centenas por ano a Portugal, atraídos pela promessa de um salário capaz de lhes garantir a subsistência.

Vêm trabalhar na agricultura e, na sua montaria, ficam amontoados em casas sem colchões nem casas de banho. Os salários, esses, acabam por ficar cativados por dívidas inventadas por quem os explora.

image-fallback
Tráfico de pessoas, um crime em crescimento

Apesar do elevado número de vítimas, o quarto relatório do GRETA sobre o tráfico de seres humanos em Portugal (que deverá ser divulgado em março do próximo ano) salienta que persistem as dificuldades das vítimas em serem ressarcidas.

Tanto assim é que, entre 2004 e 2024, apenas 25 vítimas reclamaram uma indemnização, maioritariamente através das associações que as apoiam, e somente 11 foram ressarcidas, segundo as respostas preliminares do Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH) às perguntas que os peritos europeus vieram fazer.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt