Polícia Marítima realiza operação de fiscalização à pesca da sardinha. Três irregularidades em Matosinhos
A Polícia Marítima está na manhã desta quarta-feira (4 de junho) a realizar uma operação de fiscalização à pesca da sardinha em várias zonas do país, incluindo na doca de pesca de Matosinhos, onde foram detetadas três irregularidades em embarcações de pesca da sardinha que chegaram ao porto.
Pelas 09:30, o comandante regional da Polícia Marítima do Norte, Rui Lampreia, adiantou à Lusa que foram detetadas três situações relacionadas com falta de certificados de aptidão física, bem como de seguro da embarcação e da tripulação.
“Até ao momento detetados situações relacionadas com documentação de bordo e com a tripulação. A operação vai prolongar-se e o pescado ainda está a ser descarregado, só sendo possível comparar e fiscalizar as quotas quando entrar em lota. Veremos se bate certo com o diário de pesca”, disse o comandante, remetendo mais informações para o final da manhã.
A operação de fiscalização aos barcos de pesca começou às 05:00 de hoje na Docapesca de Matosinhos, no distrito do Porto, e envolve 10 operacionais, com o apoio de quatro viaturas.
De acordo com a mesma fonte, no âmbito da operação de fiscalização estão a ser verificados tamanhos mínimos da sardinha, quotas disponíveis e registos eletrónicos em diário de pesca.
Durante a operação pretende-se verificar se a atividade de pesca está a ser feita de forma controlada, acrescentou Rui Lampreia.
A operação envolve os três comandos regionais: norte, centro e sul