Polícias passam a cobrar por assistir a abertura de portas

Portaria define novos preços de serviços extra prestados pela PSP e GNR

Sair de casa sem chaves causa transtorno. E mais causa quando os bombeiros apresentam a conta do arrombamento. Desde ontem, não só terá de pagar aos bombeiros, mas também à PSP ou GNR, que normalmente são chamadas ao local apenas para assistir ao ato: 15 euros/hora. O preço está estipulado numa nova tabela de valores a cobrar pelas polícias por serviços extra habitualmente prestados, publicada em Diário da República.

Além da assistência ao arrombamento de portas, está previsto, por exemplo, ainda um custo de 75 euros/dia pela cedência de cães. Fonte policial disse ao DN que os canídeos tanto poderiam ser cedidos para grandes eventos desportivos, como também para produções televisas. Até hoje, o valor era discutido entre os promotores e a respetiva força policial. O mesmo se aplicará ao aluguer de fardas e viaturas, também muito requisitados, nos últimos anos, para telenovelas: uma farda da GNR ou PSP passará a custar 40 euros/dia, enquanto uma viatura ligeira 20 euros/dia.

A uniformização de preços para a PSP e GNR foi justificada na portaria conjunta dos ministérios da Administração e Interna e Finanças (19/2017, de 11 de janeiro) com o facto de, nos últimos anos, se ter verificado um "acréscimo substancial do número de pedidos de cedência de animais, equipamentos e infraestruturas das forças de segurança e de solicitações de prestação de serviços, para fins que não decorrem diretamente da missão policial". Isto, segundo os ministros Constança Urbano Sousa (Administração Interna) e Mário Centeno (Finanças) ,"tem originado uma exigência acrescida na alocação de meios humanos e materiais e, consequentemente, a assunção, por parte da GNR e da PSP, de custos económicos significativos que fragilizam, por via do correspondente impacto orçamental, a capacidade de financiamento da sua atividade nuclear".

As candidaturas às duas forças de segurança também deixarão de ser gratuitas, passando a apresentação a custar 40 euros. A GNR também terá valores atualizados na sua escola de equitação: 40 euros/mês. Um curso de treinador de equitação poderá custar entre 198 e 2630 euros, dependendo do número de horas e do tipo de formação, específica ou geral.

As polícias vão passar ainda a cobrar por pareceres de segurança dados, por exemplo, a competições desportivas, como por exemplo as inúmeras mini-maratonas promovidas em várias cidades e, numa escala maior, a Volta a Portugal em Bicicleta ou grande jogos desportivos. "São atividades que implicam custos de deslocações, recolha de dados, informações e elaboração de pareceres", explicou ao DN fonte policial, acrescentando que, por isso, as forças policiais têm despesas, as quais até ontem nunca eram pagas pelos promotores dos eventos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG