Plutão: chegaram as imagens mais nítidas de sempre

A sonda New Horizons, da Nasa, divulgou as imagens mais nítidas de sempre do pequeno e distante planeta: montanhas, crateras e campos de gelo podem ser vistas na sua superfície.

As fotos foram tiradas da sonda da Nasa, em Julho deste ano. As imagens divulgadas pela agência espacial dos EUA na sexta-feira mostram detalhes da superfície de Plutão, incluindo montanhas, crateras e campos de gelo, com uma resolução dez vezes melhor que a das fotos anteriores e exibe novas informações sobre o planeta anão, assim como de outros satélites.

"Estas imagens em close-up, mostram a diversidade existente em Plutão e provam a importância destas sondas para dar a conhecer novos dados aos cientistas", disse John Grunsfeld, da Nasa. "Estamos surpreendidos com o que vimos", remata.

A sonda New Horizons partiu da Terra em janeiro de 2006, com as cinzas de Clyde Tombaugh, o astrónomo que descobriu Plutão em 1930.

A viagem da sonda até o final do sistema solar demorou nove anos e meio e percorreu 4,8 mil milhões de km.

Apesar de Plutão estar classificado como um planeta anão desde 2006, Charles Bolden, administrador da Nasa, disse esperar que a decisão seja reconsiderada.

As imagens agora divulgadas incluem partes de um terreno gelado plano conhecido como Sputnik Planum, bem como as montanhas Al-Idrisi.

"Estas novas imagens dão-nos uma janela de resolução de tirar o fôlego," explica o cientista-chefe Alan Stern, do Southwest Research Institute em Boulder, Colorado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG