"A vossa motivação e a vossa nova visão do mundo fazem também a nossa força", disse Neves.
"A vossa motivação e a vossa nova visão do mundo fazem também a nossa força", disse Neves.JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

PJ precisa de "jovialidade" e "diversidade de conhecimento", diz diretor após dar posse a 113 novos inspetores

Média de idade dos novos inspetores e inspetoras é de 29 anos. Homens compõem 51%.
Publicado a
Atualizado a

O diretor-nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, elogiou a "jovialidade" dos 113 novos inspetores e inspetoras, cuja média de idade é de 29 anos. "A vossa jovialidade, visto terem uma média de quase 30 anos de idade, a vossa motivação e a vossa nova visão do mundo fazem também a nossa força", disse Neves na cerimónia, realizada na sede da PJ.

De acordo com o diretor-nacional, quando assumiu funções em 2018, a média de idades dos investigadores rondava os 50 anos. Hoje, esta média desceu para os 40 anos. "É óbvio que a renovação geracional está aí, com o cruzamento perfeito entre o conhecimento altamente especializado que a PJ tem e com o valioso aporte que todos vocês nos trazem pela vossa formação académica, pela vossa experiência profissional e por vós enquanto pessoas vocacionadas, com valores, para servir a Justiça e o Estado Democrático de Direito, preservando-lhes, com o vosso trabalho quotidiano, os pilares estruturantes que nunca podem ser dados como garantidos", argumentou Neves.

O líder da PJ ainda destacou a diversidade do conhecimento dos profissionais, vindos de 50 licenciaturas diferentes, o dobro do curso anterior. "A PJ precisa muito da diversidade do vosso conhecimento. O desafio da nossa missão implica um saber multidisciplinar, altamente especializado. A diversidade faz a nossa força", alegou. Dos 113 profissionais, um quinto é da área do Direito, um cenário diferente de outras turmas.

A meta da PJ é recrutar, até 2026, 750 trabalhadores para a carreira de investigação criminal, 250 trabalhadores para a carreira de especialista de polícia científica (especializados nas áreas informática e digital, contabilística e financeira, áreas forenses que integram o Laboratório de Polícia Científica e informacional) e 100 trabalhadores para a carreira de segurança. Estas contratações estão em andamento, inclusive, com um concurso aberto para novos inspetores.

Confiança na PJ

"Sabem que a comunidade deposita grande confiança na PJ e nos seus Inspetores para a proteger contra as formas mais sombrias da criminalidade". Este foi o recado da ministra da Justiça, Rita Júdice, aos 113 novos inspetores e inspetoras que passam a fazer parte da PJ.

"A missão da PJ carrega simbolismo, pensamento jurídico e sentido funcional. À PJ competem as investigações dos casos de criminalidade mais grave, complexa, transnacional e altamente organizada, mobilizando, meios técnicos cada vez mais sofisticados, altamente especializados e diferenciadores", destacou a ministra.

Os 113 novos profissionais foram os eleitos de um total de 2.800 inscritos. A formação incluiu seis provas de concurso eliminatórias e nove cursos de aprendizagem ao longo de 15 meses. No total, foram mais de mil horas de formação, entre julho de 2024 até abril deste ano.

Da turma, 78 são licenciados, 34 são mestres e há ainda um doutor. A idade média é de 29 anos. O evento ocorreu na sede da PJ, com a presença de autoridades e familiares dos formandos e formandas.

amanda.lima@dn.pt

"A vossa motivação e a vossa nova visão do mundo fazem também a nossa força", disse Neves.
Judiciária alerta para nova burla que utiliza nome da Unidade de Informação Financeira da PJ
"A vossa motivação e a vossa nova visão do mundo fazem também a nossa força", disse Neves.
PJ detém homem procurado no Paquistão por ser suspeito de cometer um homicídio

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt