PJ desmantela estrutura criminosa dos esquema de burlas “Olá Pai /Olá Mãe”
Arquivo

PJ desmantela estrutura criminosa dos esquema de burlas “Olá Pai /Olá Mãe”

Os cartões usados para a burla eram oferecidos por uma operadora em festivais de música e em museus. Eram depois vendidos pelos angariadores à estrutura criminosa.
Publicado a
Atualizado a

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma estrutura criminosa, ligada ao esquema de burlas “Olá Pai /Olá Mãe”, praticado através da rede social WhatsApp. 

Segundo comunicado avançado pela PJ, a investigação começou em agosto de 2023 “percebendo-se, das diligências realizadas, que os números SIM utilizados não se repetiam e que utilizavam, preferencialmente, números afetos a uma única operadora nacional”. Na operação chamada de “Cartões sem Rasto”,  foram agora apreendidos 1.300 cartões SIM (oferta), tendo-se “constituído arguidos cinco pessoas individuais e três pessoas coletivos”

Em maio deste ano, a PJ identificou o “ponto de difusão das mensagens”, sendo que as buscas e apreensões, realizadas na altura, fundamentaram a detenção de um suspeito (a quem foi aplicada prisão preventiva), que utilizava  sete modem's (dispositivos de hardware) com 32 portas, operando em simultâneo 224 cartões SIM.

Segundo o comunicado da PJ, "a investigação identificou todos os que colaboraram no processo de facilitação das cerca de 50 dezenas de milhares de cartões SIM", os quais eram oferecidos por uma operadora em festivais de música e em museus, que permitia a sua utilização gratuita por 15 dias e, dessa forma, abrir contas WhatsApp e expedir mensagens de forma massiva.

A rede, constituída por vários cidadãos estrangeiros, angariava esses cartões oferta em diferentes áreas da Grande Lisboa, vendendo-os depois para utilização pela estrutura criminosa, agora desmantelada.

Até ao momento, a PJ apreendeu cerca de 8.500 cartões SIM, 1.500 já utilizados e 7.000 por utilizar. A operação contou ainda com cinco buscas não domiciliárias, incluindo lojas em área comercial do centro de Lisboa, e duas buscas domiciliárias na margem sul. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt