Peugeot 208
Peugeot 208

Peugeot 208 de cara lavada e com reforço elétrico

Lançado em finais de 2019, o Peugeot 208 recebe uma grande atualização de meio de ciclo, que lhe traz uma identidade mais agressiva e novos atributos tecnológicos. Outra novidade importante é a nova variante elétrica mais potente e com maior autonomia que se vem juntar à anterior.
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Assumindo-se como o terceiro modelo mais vendido em Portugal no ano de 2023, facilmente se percebe a relevância do Peugeot 208 para as aspirações comerciais da marca francesa: o utilitário apenas ficou atrás do também ‘leão’ 2008 (líder) e do Dacia Sandero, contribuindo assim firmemente para a manutenção da Peugeot como a marca mais vendida no nosso país em 2023.

Além disso, o 208 é o elétrico mais vendido no seu segmento, o que não é de somenos importância atendendo ao movimento de transição energética que está em curso e no qual a Peugeot quer ter papel principal. Assim, todos os renovados 208, independentemente da motorização, contam com uma frente totalmente redesenhada, ostentando uma grelha mais dinâmica (na cor da carroçaria e com o novo logótipo ao centro) que se estende até aos faróis, aqui sobressaindo as novas assinaturas luminosas verticais à frente e atrás, sempre inspiradas nas garras do ‘mundo’ felino. A marca adicionou ainda novas tonalidades Amarelo Águeda e Cinzento Selenium à palete de cores, passando a ter sete disponíveis, bem como novos desenhos para as jantes de 16” e de 17”.

Não sendo um automóvel totalmente novo, o 208 mantém as suas dimensões exteriores compactas, com 4055 mm de comprimento, 1745 mm de largura (excluindo retrovisores) e 1430 mm de altura, enquanto o volume da bagageira também não sofre alterações: 309 litros para o E-208 e 352 litros para os térmicos.

Já o desenho do habitáculo revela diferenças importantes, embora o conceito i-Cockpit seja mantido. Desta forma, realce para o painel de instrumentos digital de 10” (em todos os níveis de equipamento exceto no Active, de entrada, que mantém mostradores analógicos), cuja apresentação
gráfica varia consoante o modo de condução e pode até ter visualização 3D nas versões de topo.

O outro elemento do i-Cockpit é o volante de diâmetro reduzido, com comandos integrados para maior funcionalidade. A versão GT beneficia ainda de oito cores de iluminação ambiente, adaptando-se também ao modo de condução selecionado. Os bancos podem ter novos revestimentos, como a Alcantara preta com detalhes em Verde Adamite para um sentido mais desportivo, ao passo que o carregamento por indução do smartphone foi melhorado para 15 W (face aos 5 W anteriormente).

No centro do tablier encontra-se o ecrã tátil do sistema multimédia, também de 10”, com tecnologia HD para os níveis de equipamento Allure e GT, beneficiando ainda de ligação online e conexão aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Quanto às tecnologias de segurança, o renovado 208 surge
bastante ‘recheado’, com câmaras de estacionamento de alta-definição, cruise control adaptativo com função Stop & Go, travagem automática de emergência com aviso de colisão e reconhecimento alargado dos sinais de trânsito, entre outras.

Maior agilidade

A nível técnico, a maior novidade é a adoção de motor elétrico de 115 KW/156 CV, combinada com uma bateria de 51 kWh (apenas no nível GT), para autonomia até 410 km (ciclo WLTP), conferindo-lhe prestações próximas às de um pequeno desportivo, atendendo ao peso moderado e à
disponibilidade praticamente imediata da potência assim que se carrega no acelerador, sobretudo quando se escolhe o modo de condução mais desportivo. Em sentido oposto, o modo ‘Eco’ suaviza as prestações e dá primazia à autonomia. A regeneração pode ser acentuada no modo ‘B’, que
incrementa a desaceleração e consequente recuperação de energia cinética para a bateria, cujo carregamento de 20% a 80% pode ser feito em menos de 25 minutos a partir de uma tomada de carga rápida até 100 kW. De série, tem carregador de bordo monofásico de 7.4 kW, podendo receber, em opção, um carregador trifásico de 11 kW para agilizar os tempos de carregamento em CA.

O volante compacto e o baixo centro de gravidade fazem com que o E-208 resulte bastante estável em curva, recebendo também ótima nota em matéria de conforto para os ocupantes. De notar que a nova versão elétrica não substitui a anterior de 100 kW/136 CV e bateria de 50 kW, que chegará
também renovado durante o primeiro trimestre deste ano. O objetivo da Peugeot é ter assim duas versões disponíveis para diferentes tipos de utilizador, com o E-208 de 136 CV a ter um preço de partida nos 31.110€, enquanto a nova variante de 155 CV começa nos 36.110€.

Além das versões elétricas, a gama 208 terá ainda motores de combustão 1.2 PureTech de 75 CV e de 100 CV, com preços a partir dos 18.300€ e 19.450€, a que se juntam variantes híbridas (48 V) de 100 CV e de 136 CV, com preços a partir dos 22.150€ e 27.150€. Os componentes do sistema
elétrico têm, como já é habitual, oito anos de garantia

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