O Papa Francisco visitou esta quinta-feira a Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde cumprimentou vários fiéis, que foram apanhados de surpresa.
O chefe da Igreja Católica surgiu em cadeira de rodas, sem o seu traje habitual, vestindo umas calças pretas e uma camisola branca, com um cobertor sobre o peito. Além disso, era visível o tubo de oxigénio no nariz, uma vez que ainda recupera da uma pneumonia bilateral que o obrigou a um internamento durante 37 dias.
O Papa de 88 anos tem estado em recuperação na sua residência oficial no Vaticano, sendo que na quarta-feira recebeu a visita privada do rei Carlos III e da rainha Camila.
Na sua visita à basílica, o Papa argentino inspecionou as obras que decorrem e aproveitou para rezar diante do túmulo de Pio X.
"O fato de estar em convalescença não significa que não possa sair de casa. Ontem, fez um passeio e pediu para ser levado à basílica para rezar. Ficou feliz de sair e de cumprimentar as pessoas", disse a secretaria de imprensa do Vaticano.
Segundo a agência de notícias AFP, o Papa Francisco tem sido submetido a sessões de fisioterapia motora e respiratória e, de acordo com uma fonte do Vaticano, foram registadas "melhoras", que resultaram em "saídas nos últimos dias".
Ainda assim, apesar dos avanços positivos do seu estado de saúde, a participação do Papa Francisco nas cerimónias da Páscoa ainda não é certa, sendo que o Vaticano assume que a decisão irá depender "do clima". Nesse sentido, foi já confirmado que a oração do Domingo de Ramos, dia 13, será presidida pelo cardeal Leonardo Sandri.