Os "rinocerontes" vão ter um novo simulador de voo e Portugal será centro de treino europeu
Portugal "será o centro europeu de formação e qualificação de tripulações da aeronave KC-390, com a aquisição de um segundo simulador de voo do KC-390 para a Força Aérea", anunciou o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, na base aérea de Beja.
Segundo o governante "isto irá permitir que a formação das tripulações destas aeronaves, que já estão a equipar as Forças Aéreas de muitos países, se possa também fazer em território nacional e trazer retorno para a nossa indústria de defesa e para a Força Aérea Portuguesa".
A esquadra dos "rinocerontes" - simboliza a resistência e força destas aeronaves da Embraer e uma referência histórica ao animal de estimação do rei D.Manuel I oferecido pelo vice-rei da Índia em Maio de 1515, o mesmo mês que em 2023 foi ativada esta esquadra - é neste momento composta por dois aviões e terá mais três até 2027.
Este é o segundo simulador de KC 390 a ser operado no nosso país e os termos do acordo ainda estão a ser tratados entre a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a brasileira Embraer.
Acompanhado pelo Chefe de Estado-Maior- General das Forças Armadas, Nunes da Fonseca, e pelo Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, Cartaxo Alves, o ministro presidiu à cerimónia de despedida da companhia dos "Lobos" P3 para Força Nacional Destacada integradas na estrutura do Maritime Command da NATO.
"Partem para a Estónia num contexto geopolítico particularmente desafiante, que opõe as democracias às opressões, e que desafia o nosso modo de vida", assinalou Nuno Melo.
"Que ninguém duvide", completou o governante, "a Cruz de Cristo e os P-3 dos 'Lobos' transportarão pelos céus dos Bálticos o melhor de Portugal". "A NATO e os nossos Aliados sabem disso muito bem", acrescentou.
"Ser-lhes-á todo o oceano obediente" é o lema da esquadra dos "lobos" que opera os P3, uma aeronave que assegura vigilância, reconhecimento e recolha de informações.