PJ detém 45 suspeitos de alterarem IBAN e ficarem com dinheiro de prestações sociais
45 pessoas foram detidas esta quarta-feira, 25 de junho, pela Polícia Judiciária, por fortes indícios da prática de crimes de associação criminosa, burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo e indevido.
Em causa a operação policial “Constelações”, no decurso da qual foram realizadas 51 buscas domiciliárias em Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal e Bragança.
"De acordo com a investigação desenvolvida, pelo menos desde junho de 2024, a organização, constituída por vários grupos com ligações entre si, conseguiu aceder ilegitimamente às contas pessoais de centenas de utentes do serviço Segurança Social Direta e proceder à alteração do IBAN que estava registado para recebimento de diferentes prestações sociais (pensão de velhice, subsídio de desemprego, subsídio de doença, rendimento social de inserção e abono de família), que passaram a ser transferidas para contas bancárias controladas pelos suspeitos", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Até ao momento foram identificadas 531 vítimas, "muitas delas especialmente vulneráveis, que necessitavam daqueles rendimentos para sua sobrevivência, ascendendo o prejuízo sofrido a cerca de 228 mil euros, apurado até agora".
Na sequência das buscas domiciliárias foram ainda apreendidos equipamentos informáticos, documentação bancária e telemóveis.
Os detidos, 35 homens e 10 mulheres, com idades entre os 18 e os 39 anos, serão presentes à autoridade judiciária competente, no Ministério Público.