O emocionante parto por cesariana de um gorila bebé

A cria precisou de ajuda da equipa médica para conseguir respirar, mas agora, com 11 dias, está saudável

É muito raro, mas aconteceu no dia 12, no Zoo de Bristol: um gorila nasceu de cesariana. E há um vídeo que mostra como foi o parto e os progressos feitos pela cria.

Trata-se de uma fêmea, ainda sem nome, que nasceu com um quilo e com dificuldades respiratórias, pelo que precisou de cuidados intensivos e do auxílio da equipa médica para começar a respirar.

Seguiram-se muitos mimos e colo e, passados 12 dias, o Zoo de Bristol gaba-se que a gorila bebé está bem. A mãe também está a recuperar favoravelmente.

O parto foi realizado por um ginecologista, David Cahill, que citado na página oficial do Zoo, admite que depois do nascimento dos próprios filhos, este foi um dos momentos mais importantes e inesquecíveis da sua carreira.

A equipa do Zoo decidiu fazer uma cesariana - procedimento que, segundo o Zoo, terá sido feito meia dúzia de vezes em todo o mundo - quando a mãe gorila começou a apresentar sintomas de pré-eclâmpsia, uma doença que pode colocar em risco o bebé.

"O nascimento de um gorila é um acontecimento raro e excitante; mas o nascimento de um gorila bebé por cesariana é ainda mais raro. Não foi uma decisão que tenhamos tomado de ânimo leve - Kera [a mãe] estava a ficar muito mal e precisávamos de agir depressa para dar o tratamento mais adequado à mãe e ao bebé e para evitar a possibilidade de perder a cria", comenta John Partridge, tratador.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG