É a primeira vez que um 100% elétrico conquista o troféu e é também a primeira vitória para uma marca chinesa. O BYD Seal sucede assim ao Renault Austral, o Carro do Ano 2023..O familiar chinês, que chegou à Europa determinado a dar luta ao Tesla Model 3, reuniu as preferências do júri, deixando o Volvo EX30 em segundo e o Toyota Yaris em terceiro. O Seal é o Carro do Ano 2024 e ainda levou para casa o Prémio Design..O familiar da marca japonesa, que ultrapassou a Tesla como maior fabricante global de veículos 100% elétricos no início deste ano, convenceu os jurados com um cocktail de prestações, autonomia, design, tecnologia, equipamento de série e, sobretudo, um preço bastante competitivo em relação à concorrência mais direta..A BYD aposta, no mercado português, na versão mais equipada e mais potente do Seal - dois motores, tração integral, 530cv e 3,8 segundos dos 0 aos 100 km/h. Com um preço ligeiramente abaixo dos 48.000 euros, alinhado com o Tesla Model 3 Dual Motor, esta versão de topo do Seal custa apenas mais mil euros do que a versão de tração traseira..Para lá do título de Carro do Ano e do Prémio Design, o BYD Seal garantiu ainda o troféu “Elétrico do Ano”, sendo que nas diferentes categorias a concurso surgem outros dois 100% elétricos, o KIA EV9 com “Grande SUV do Ano” e o Jeep Avenger, que conquistou a distinção de “SUV Compacto do Ano”. Nas restantes classes, a mais recente iteração do Renault Clio conquistou o título de “Citadino do Ano” e outro Renault, o Espace, venceu nos familiares. Nos híbridos manda quem inventou o conceito, a Toyota, que sai desta edição com dois troféus - o Prius é o “Híbrido Plug in do Ano” e o C-HR “Híbrido do Ano”..Num concurso cada vez mais marcado pelos veículos elétricos ou electrificados, alinhado com as tendências do mercado nacional, o Honda Civic Type-R conquistou o coração e os sentidos dos jurados, e acabou eleito “Desportivo do Ano”. Quem sabe não será um dos últimos de uma espécie em vias de extinção..O júri, composto por vinte elementos em representação dos principais órgãos de comunicação social, atribuiu ainda o Prémio Tecnologia ao “Sistema LiDAR” da Volvo. O sistema equipa o novo EX90, um SUV familiar 100% elétrico, e é anunciado como o sistema mais eficaz do mercado a evitar acidentes, recorrendo a 8 câmaras, 16 sensores ultrassónicos, cinco radares e um LiDAR (Laser Imaging Detection and Ranking). O sistema consegue, por exemplo, identificar peões a 250 metros de distância, permitindo ainda determinar a distância exata em relação a obstáculos na estrada, como pessoas, animais ou outros objetos..A fechar a lista de premiados e numa decisão da Comissão Executiva do Carro do Ano, foi atribuído o Prémio Personalidade do Ano a Daniela Simões, Co-Founder e CEO da MiiO, uma aplicação que visa simplificar a vida a quem usa veículos elétricos. A Miio ajuda a planear rotas, identificar carregadores, carregar e pagar, tudo numa mesma App..O Carro do Ano é uma iniciativa do grupo Impresa, através da SIC Notícias e do Expresso, e conta com a participação de vários jurados em representação de diferentes títulos e marcas do Global Media Group - DN, TSF e Motor24