O BYD Seal é o carro do ano de 2024 e sucede ao Renault Austral.
O BYD Seal é o carro do ano de 2024 e sucede ao Renault Austral.

O carro do ano é: BYD Seal - Um título, duas estreias

O elétrico japonês sucede ao Renault Austral. No segmento dos citadinos, o vencedor é o Renault Clio. Nos híbridos, o vencedor é Toyota Prius.
Publicado a
Atualizado a

É a primeira vez que um 100% elétrico conquista o troféu e é também a primeira vitória para uma marca chinesa. O BYD Seal sucede assim ao Renault Austral, o Carro do Ano 2023.

O familiar chinês, que chegou à Europa determinado a dar luta ao Tesla Model 3, reuniu as preferências do júri, deixando o Volvo EX30 em segundo e o Toyota Yaris em terceiro. O Seal é o Carro do Ano 2024 e ainda levou para casa o Prémio Design.

O familiar da marca japonesa, que ultrapassou a Tesla como maior fabricante global de veículos 100% elétricos no início deste ano, convenceu os jurados com um cocktail de prestações, autonomia, design, tecnologia, equipamento de série e, sobretudo, um preço bastante competitivo em relação à concorrência mais direta.

A BYD aposta, no mercado português, na versão mais equipada e mais potente do Seal - dois motores, tração integral, 530cv e 3,8 segundos dos 0 aos 100 km/h. Com um preço ligeiramente abaixo dos 48.000 euros, alinhado com o Tesla Model 3 Dual Motor, esta versão de topo do Seal custa apenas mais mil euros do que a versão de tração traseira.

Para lá do título de Carro do Ano e do Prémio Design, o BYD Seal garantiu ainda o troféu “Elétrico do Ano”, sendo que nas diferentes categorias a concurso surgem outros dois 100% elétricos, o KIA EV9 com “Grande SUV do Ano” e o Jeep Avenger, que conquistou a distinção de “SUV Compacto do Ano”. Nas restantes classes, a mais recente iteração do Renault Clio conquistou o título de “Citadino do Ano” e outro Renault, o Espace, venceu nos familiares. Nos híbridos manda quem inventou o conceito, a Toyota, que sai desta edição com dois troféus - o Prius é o “Híbrido Plug in do Ano” e o C-HR “Híbrido do Ano”.

Num concurso cada vez mais marcado pelos veículos elétricos ou electrificados, alinhado com as tendências do mercado nacional, o Honda Civic Type-R conquistou o coração e os sentidos dos jurados, e acabou eleito “Desportivo do Ano”. Quem sabe não será um dos últimos de uma espécie em vias de extinção.

O júri, composto por vinte elementos em representação dos principais órgãos de comunicação social, atribuiu ainda o Prémio Tecnologia ao “Sistema LiDAR” da Volvo. O sistema equipa o novo EX90, um SUV familiar 100% elétrico, e é anunciado como o sistema mais eficaz do mercado a evitar acidentes, recorrendo a 8 câmaras, 16 sensores ultrassónicos, cinco radares e um LiDAR (Laser Imaging Detection and Ranking). O sistema consegue, por exemplo, identificar peões a 250 metros de distância, permitindo ainda determinar a distância exata em relação a obstáculos na estrada, como pessoas, animais ou outros objetos.

A fechar a lista de premiados e numa decisão da Comissão Executiva do Carro do Ano, foi atribuído o Prémio Personalidade do Ano a Daniela Simões, Co-Founder e CEO da MiiO, uma aplicação que visa simplificar a vida a quem usa veículos elétricos. A Miio ajuda a planear rotas, identificar carregadores, carregar e pagar, tudo numa mesma App.

O Carro do Ano é uma iniciativa do grupo Impresa, através da SIC Notícias e do Expresso, e conta com a participação de vários jurados em representação de diferentes títulos e marcas do Global Media Group - DN, TSF e Motor24

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt