Cientistas da Venezuela e da Colômbia anunciaram hoje ter identificado uma nova espécie de rã na Serra de Perijá, uma vasta cadeia montanhosa partilhada pelos dois países, lar de espécies endémicas como este pequeno anfíbio.
Com uma pele multicolorida e canto único, a Hyloscirtus japreria, que habita rios e cursos de água a mais de mil metros de altitude, foi descoberta durante expedições realizadas na última década. "Os sons que emite, que podem ser ouvidos a cerca de 15 metros de distância, são uma das suas características distintivas", revela o biólogo Edwin Infante.
Com esta descoberta, divulgada na revista científica Zootaxa, subiu para 37 o número de espécies já identificadas do género Hyloscirtus.
"Passaram-se vários anos antes que pudéssemos obter evidências suficientes de que se tratava de uma nova espécie", revelou o biólogo Fernando Rojas-Runjaic, coordenador do estudo, que começou em 2008.
"Quando apareceu pela primeira vez - um macho adulto - foi um orgasmo intelectual", conta Edwin Infante. O espécime foi reconhecido por seu canto particular: um "piu prolongado".