M4A1 Sherman de 1943, o mais emblemático dos tanques blindados americanos da II Guerra Mundial.
M4A1 Sherman de 1943, o mais emblemático dos tanques blindados americanos da II Guerra Mundial.DR / Museu do Caramulo

Museu do Caramulo recebe tanque M4A1 Sherman, ícone da Segunda Guerra Mundial

A aquisição do Sherman integra-se num projeto mais amplo do museu: a criação de uma exposição imersiva dedicada aos 80 anos do fim da II Grande Guerra
Publicado a
Atualizado a

O Museu do Caramulo acaba de reforçar a sua coleção permanente com a chegada de um M4A1 Sherman de 1943, o mais emblemático dos tanques blindados americanos da II Guerra Mundial. Este veículo histórico, símbolo do esforço aliado e do poder industrial dos Estados Unidos na época, é "o único exemplar em condições de funcionamento em Portugal".

A aquisição do Sherman integra-se num projeto mais amplo do museu: a criação de uma exposição imersiva dedicada aos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, que na Europa se assinalou nesta quinta-feira, 8 de maio (globalmente, a guerra terminou a 2 de setembro de 1945, com a rendição do Japão).

Segundo comunicado do Museu do Carmaulo, gerido pela Fundação Abel e João de Lacerda, este M4A1 Sherman trata-se da primeira de várias peças reunidas nos últimos meses com o objetivo de proporcionar "uma experiência sem precedentes em Portugal".

Além do seu valor histórico, o tanque agora em exibição no Caramulo teve participação na produção da Netflix All the Light We Cannot See, protagonizada por Aria Mia Loberti, Mark Ruffalo, Louis Hofmann e Hugh Laurie.

O M4A1 Sherman foi uma evolução direta do M3 “Lee/Grant” e destacou-se por introduzir uma torre giratória para o seu canhão principal de 75 mm.

Produzido em larga escala — cerca de 50 mil unidades — o Sherman não era tecnicamente superior aos tanques alemães, mas venceu pela "combinação de fiabilidade com facilidade de produção em massa, devidamente acompanhadas de um apoio aéreo eficaz",tornando-se um dos maiores símbolos da vitória aliada, assinala o comunicado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt