MP investiga esquema de fraude na emissão de vistos
O Ministério Público está a investigar um alegado esquema fraudulento na emissão de vistos em Cabo Verde. De acordo com o jornal cabo-verdiano A Nação, o Centro Comum de Vistos (CCV) e a Embaixada de Portugal em Cabo Verde foram alvo de buscas.
A Procuradoria-Geral da República confirmou ao Público a realização de buscas e audições e concretizou que estas foram realizadas por um juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, um magistrado do DCIAP e três inspetores da Polícia Judiciária.
"Na mesma ocasião, em cumprimento de carta rogatória e ao abrigo da cooperação judiciária internacional, foram realizadas buscas domiciliárias. Em causa estão factos relacionados com a atribuição de vistos no Centro Comum de Vistos, investigando-se suspeitas da prática de crimes de corrupção passiva e auxílio à emigração ilegal", acrescenta a PGR no comunicado citado pelo Público.
Segundo o A Nação, há quem aceite pagar 500 mil escudos por um visto ilegal para entrar em Portugal apenas para evitar uma nega ou não ter de passar horas numa fila.