Movimentos feministas manifestam-se em todo o país "pela libertação de todas as mulheres"
Um pouco por todo o país vão realizar-se este sábado (8 de março) várias manifestações pelos direitos das mulheres pelo país, como forma de assinalar o Dia Internacional da Mulher.
“Em 2025 deixamos de exigir a quem nunca nos ouviu. Este é o nosso Manifesto Nacional, confrontando uma realidade cada vez mais distópico”, escrevem os movimentos feministas Rede 8 de Março e Plataforma Feminista, organizadores das manifestações, nas redes sociais.
Em Lisboa, começa às 12.00 horas nos Jardins do Bombarda. A associação A Coletiva marcou uma sessão de materiais para criação de cartazes para a manifestação da parte tarde. “Traz o teu cartão, nós temos as tintas”, escrevem nas redes sociais. Dos Jardins do Bombarda, seguirão para Marquês de Pombal.
A manifestação “Pela Libertação de Todas as Mulheres" no Marquês de Pombal está marcada para às 15.00 horas. “Juntas representamos três dezenas de associações e núcleos ativistas e queremos mobilizar essa força feminista nas ruas”, escreve a associação Rede 8 de Março nas redes sociais. Entre as reivindicações da manifestação destaca-se o “direito ao aborto, aos cuidados com direitos e pelo fim das violências machistas”.
No Porto, irá acontecer a Pedalada Feminista da Mobilidade Ativa Porto e vai percorrer as ruas até à Praça dos Poveiros.
É exatamente na Praça dos Poveiros que começa a marcha organizada pela Rede 8 de Março e vai até à Praça de D. João I. “Queremos um 8 de Março de luta e de festa, ocupar a praça é um ato político. Vivas, livres e unidas!”, escreve a associação nas redes sociais.