Manifestação do Dia Internacional da Mulher em Lisboa.
Manifestação do Dia Internacional da Mulher em Lisboa.NUNO PINTO FERNANDES

Movimentos feministas lançam convocatória para manifestação de 8 de março

Plataforma Feminista e Rede 8 de Março lançam em conjunto a convocatória “Pela Libertação de Todas as Mulheres”.
Publicado a
Atualizado a

Os movimentos feministas Rede 8 de Março e Plataforma Feminista lançam em conjunto nesta segunda-feira (13) a convocatória “Pela Libertação de Todas as Mulheres”, manifestação marcada para o dia 8 de março, quando é assinalado o Dia Internacional da Mulher.

A data de lançamento da convocatória, diga-se, não foi escolhida de maneira aleatória. As duas organizações, que representam três dezenas de associações e núcleos ativistas, escolheram o dia em que é comemorado o 50º aniversário da manifestação do Movimento de Libertação das Mulheres, protesto realizado em 13 de janeiro de 1975, para lançar o seu apelo à manifestação do 8 de março.

Em comunicado, os movimentos envolvidos destacaram algumas das principais reivindicações da luta pelos direitos das mulheres e relembraram que "é preciso avançar" mesmo "dezoito anos depois" de ter sido, "finalmente, conquistado o direito ao aborto por decisão da mulher".

A Rede 8 de Março e Plataforma Feminista exigem, entre outras questões, "um acesso efetivo à interrupção voluntária da gravidez em todo o país, com prazos e procedimentos que respeitem a nossa livre decisão", "um acesso democrático de todos os corpos aos direitos sexuais e reprodutivos", "maternidades abertas, com profissionais e condições" e o "fim de todas as formas de violência obstétrica".

"No dia 8 de março queremos encher a Avenida da Liberdade com a diversidade dos nossos corpos e das nossas vozes. Sejamos muitas e diversas. Mulheres e raparigas de todas as idades, com deficiência, brancas, negras ou racializadas, migrantes, trabalhadoras do sexo, utilizadoras de drogas, lésbicas, bissexuais, heterossexuais, cis, trans ou pessoas não-binárias, todas as pessoas feministas, todas juntas somos revolução!", lê-se no comunicado.

A manifestação do dia 8 de março realiza-se na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Nos últimos anos, o trajeto seguiu até o Terreiro do Paço. Neste ano, a marcha está prevista para se iniciar a partir das 15h.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt