José António Saraiva tinha 77 anos.
José António Saraiva tinha 77 anos.FOTO: Leonardo Negrão/Global Imagens

Morreu José António Saraiva, antigo diretor do Expresso e fundador do jornal Sol. Tinha 77 anos

Formado em arquitetura, acabou por se dedicar ao jornalismo, tendo passado por várias redações.
Publicado a
Atualizado a

José António Saraiva morreu esta quinta-feira, aos 77 anos, vítima de cancro.

A notícia foi avançada pelo jornal Sol e foi confirmada pelo DN.

Arquiteto de formação, licenciou-se em 1973, pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, tendo exercido essa profissão durante quinze anos.

No entanto, ainda antes da conclusão do curso, já se tinha iniciado como jornalista, tendo ao longo da sua carreira integrado as redações dos jornais Diário de Lisboa, A Bola, o Espaço T Magazine, A República, o Portugal Hoje, Comércio do Funchal, entre outros.

Em 1983 entrou no semanário Expresso, tendo poucos anos depois sido designado diretor, função que ocupou até 2006, altura em que foi cofundador do jornal Sol, onde era agora cronista.

Foi ainda autor de vários livros, entre eles romances como 'O Último Verão na Ria Formosa' e 'O homem que mandou matar o Rei D. Carlos'.

Escreveu também outras obras sobre os bastidores políticos que criaram muita polémica, como 'Dicionário Política à Portuguesa' e 'Confissões' como diretor do Expresso. 'Eu e os Políticos' foi mesmo retirado de circulação e valeu-lhe uma condenação em tribunal criminal, em 2020, confirmada pelo Tribunal da Relação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt