Morreu a mulher do beijo que celebra o fim da II Guerra

A fotografia a preto e branco de um marinheiro a beijar uma mulher vestida de branco foi tirada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt e 14 de agosto de 1945

Tinha 92 anos e dizia ser a protagonista da famosa fotografia do beijo que marca as celebrações do fim da II Guerra Mundial - um livro dá-lhe razão. Greta Friedman morreu esta quinta-feira, de pneumonia, em Richmond, Virgínia.

A fotografia a preto e branco de um marinheiro a beijar uma mulher vestida de branco foi tirada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt a 14 de agosto de 1945, o dia em que o Japão se rendeu finalmente, o fim da II Guerra Mundial. Ficou famosa poucos dias depois, publicada nas páginas da revista Life.

No entanto, a identidade dos protagonistas não era conhecida e foi objeto de debate ao longo dos anos. Pelo menos 11 homens alegaram ser o marinheiro da imagem e houve três candidatas ao "papel" de protagonista feminina, lembra o The New York Times. O historiador Lawrence Verria assegura num livro de 2012 que as pessoas na foto eram George Mendonsa e Greta Friedman, que, curiosamente, não se conheciam.

Friedman tinha razões para festejar o fim da guerra. Tinha chegado aos Estados Unidos seis anos antes, vinda da Áustria, onde nasceu e cresceu, para fugir à perseguição de que eram alvos os judeus. Os pais não saíram a tempo do país e morreram durante a guerra, algo que ainda não sabia em agosto de 1945.

No dia em que a guerra terminou finalmente estava vestida de branco, o uniforme do consultório de dentista onde trabalhava. Lembra-se de ter sido agarrada por um marinheiro que desconhecia, mas não levou a mal. "Era apenas alguém a celebrar. Não foi um momento romântico", lembrou mais tarde.

Mendonsa, por seu lado, confessou que já estava levemente embriagado, quando apanhou Greta para um beijo cinematográfico. Hoje tem 93 anos e vive em Rhode Island.

Greta casou-se com o médico Mischa (Mitty) Friedman em 1956 e será enterrada ao lado do marido no cemitério de Arlington.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG