Meteorito cruzou Alentejo e acabou no Cano

Meteorito cruzou Alentejo e acabou no Cano

Às primeiras horas de sábado um clarão luminoso rasgou os céus alentejanos: um meteorito percorreu cerca de 87 quilómetros antes de se desintegrar.
Publicado a
Atualizado a

Na madrugada de sábado um meteoróide entrou na atmosfera terrestre cerca de 90 quilómetros acima da localidade de Foros de Vale de Figueira, no concelho de Montemor-o-Novo, a uma velocidade de cerca de 61 mil quilómetros por hora, informou o projeto SMART, que funciona em Espanha no âmbito da Rede de Meteoros do Sudoeste Europeu (SWEMN). 

Segundo a análise do astrofísico José María Madiedo, investigador do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC) e diretor do projeto SMART, a rocha, que provinha de um asteroide, tornou-se num meteorito em resultado do atrito abrupto da massa rochosa com a atmosfera a 61 mil quilómetros por hora.

A transformação em bola de fogo iniciou-se a 91 quilómetros acima de Foros de Vale de Figueira e seguiu no sentido nordeste, tendo terminado a rápida viagem, com várias explosões durante a trajectória, a cerca de 19 km do Cano, no concelho de Sousel. Contas feitas, o meteorito percorreu uma distância total na atmosfera terrestre de 87 quilómetros.

O projeto SMART havia identificado um fenómeno semelhante na quinta-feira, tendo a bola de fogo percorrido o norte de Portugal e a Galiza. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt