Mais uma jovem internada por causa do jogo Baleia Azul

Rapariga de 14 anos foi internada no hospital de Braga com sinais de automutilação. Procuradoria-Geral da República tem pelo menos três inquéritos em curso por causa do jogo

A jovem deu primeiro entrada no hospital de Guimarães, tendo depois sido transferida para Braga. Estava acompanhada por amigo mais velho que terá contado aos médicos que os cortes teriam sido feitos pela própria rapariga com recurso a um X-ato e que seria uma das missões do jogo Baleia Azul, adianta o Jornal de Notícias. Apresentava feridas no pescoço e nos braços.

Já na terça-feira a PSP de Viseu confirmou que tinha em curso uma investigação relacionada com o jogo Baleia Azul, depois de uma jovem de 14 anos ter feito cortes superficiais, com uma lâmina, na zona do pescoço.

De acordo com o comandante Víctor Rodrigues, a mãe da adolescente denunciou a situação na segunda-feira, descrevendo procedimentos que "terão sido iguais aos que têm sucedido em outros casos, com ameaças à jovem e a família", disse à Lusa.

"Depois de tanta notícia na comunicação social, a jovem decidiu pesquisar no 'Google' sobre o jogo 'Baleia Azul', acabando por ser contactada por um indivíduo, que se supõe que seja brasileiro, e que insistiu para que participasse no jogo", descreveu.

Victor Rodrigues informou que a adolescente de 14 anos "fez os cortes superficiais na zona do pescoço com uma lâmina", numa altura em que se encontrava na escola.

Em Portugal já existem vários relatos de jovens que precisaram de ser internados. O primeiro caso conhecido em Portugal foi o de uma jovem de 18 anos que se atirou de um viaduto para a linha férrea, em Albufeira, no final de abril.

A Procuradoria-Geral da República tem pelo menos três inquéritos a decorrer relacionados com o jogo nas comarcas de Setúbal, Portalegre e Faro.

A Baleia Azul é jogo online que terá surgido na Rússia, em que um curador dá indicações aos jovens dos desafios que têm realizar. O jogo tem 50 etapas e entre elas a automutilação. A final será o suicídio. Há relatos em vários países de jovens que terão tentado suicidar-se.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG