Lula critica perante Montenegro narrativa que associa brasileiros em Portugal ao crime
EPA/ANTONIO COTRIM

Lula critica perante Montenegro narrativa que associa brasileiros em Portugal ao crime

Montenegro transmitiu a Lula que os portugueses não têm "nenhuma tendência para fenómenos de xenofobia" e afirmou que há "tolerância zero" para quem tem esses comportamentos em Portugal.
Publicado a
Atualizado a

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, afirmou esta quarta-feira ter falado com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, sobre a necessidade de "desconstruir a narrativa mentirosa" que relaciona os brasileiros em Portugal com o aumento da criminalidade.

"Afirmei ao primeiro-ministro Montenegro que precisamos desconstruir a narrativa mentirosa que associa a migração brasileira ao aumento da criminalidade em Portugal", frisou o chefe de Estado brasileiro, no Palácio do Planalto, ao lado do primeiro-ministro português, em conferência de imprensa.

"Sabemos bem que não há espaço para racismo e xenofobia entre nós", sublinhou.

O chefe de Estado brasileiro disse ainda ter mantido com Montenegro "uma conversa muita franca sobre como melhorar a vida" das "comunidades expatriadas".

"Nesses 200 anos, muitos portugueses vieram estabelecer-se e criar raízes em nosso país, assim como muitos brasileiros mudaram-se para Portugal e ali constituíram laços", afirmou.

Lula critica perante Montenegro narrativa que associa brasileiros em Portugal ao crime
Montenegro declara "gratidão expressa" aos brasileiros que vivem em Portugal
Lula critica perante Montenegro narrativa que associa brasileiros em Portugal ao crime
Assinado acordo de cooperação entre PJ, GNR, PSP e Polícia Federal do Brasil no combate ao crime e terrorismo

Questionado sobre a existência de casos de xenofobia em Portugal, o primeiro-ministro defendeu, perante o Presidente do Brasil, que os portugueses não têm "nenhuma tendência para fenómenos de xenofobia" e afirmou que há "tolerância zero" para quem tem esses comportamentos no país.

Interrogado se reconhece que há xenofobia contra brasileiros em Portugal, o primeiro-ministro português sustentou que isso acontece "episodicamente, excecionalmente".

"Nós temos tolerância zero para quem tiver um comportamento dessa natureza, desde logo, prevenindo, desde logo fazendo e assumindo um posicionamento inequívoco de repressão de qualquer tentação nesse sentido, de proteção das pessoas que possam estar mais expostas a um fenómeno desses", acrescentou.

Em seguida, Luís Montenegro defendeu que "os portugueses na sua esmagadora maioria, esmagadora mesmo, não têm nenhuma, mas nenhuma tendência para fenómenos de xenofobia".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt