Luke Aikins, o primeiro a saltar 25 mil pés sem paraquedas

Norte-americano de 42 anos lançou-se de um helicóptero e aterrou numa rede no solo. Atingiu velocidade de 193 quilómetros por hora

O norte-americano Luke Aikins tornou-se a primeira pessoa do mundo a saltar 25 mil pés (7620 metros) sem paraquedas, depois de se lançar de um helicóptero.

Segundo a imprensa, citada pela agência EFE, o homem de 42 anos alcançou uma velocidade de 193 quilómetros por hora no salto de durou dois minutos e caiu numa enorme rede de segurança instalada por vários metros no solo em Simi Valley, onde o esperava a sua família.

"Estou quase a levitar. É incrível", declarou à televisão Fox, que transmitiu em direto o salto. "Todos sonhamos com voar", acrescentou, após o salto realizado no sábado.

Luke Aikins é um paraquedista com 20 anos de experiência e que realizou cerca de 18 mil saltos.

"Se não estivesse nervoso, seria estúpido", disse Luke Aikin ao The Guardian, dias antes de saltar. "Estamos a falar de saltar sem paraquedas e levo isso muito a sério. Não é uma piada".

No local da "aterragem" foram realizados testes com manequins de 90 quilos, que decorreram com normalidade, embora um deles não tivesse acertado no alvo. Esperava-se que tal não acontecesse ao paraquedista, mas para prevenir qualquer incidente a Fox emitiu o salto com um ligeiro atraso, de forma a poder parar a emissão em caso de tragédia.