Linha SOS Criança Desaparecida já registou 50 apelos este ano
O número de contactos recebidos este ano pela linha de apoio SOS Criança Desaparecida já se aproxima do total de 2022, havendo 50 apelos, até abril, de natureza diversa. No ano passado, foram feitos 58 apelos, que representam o número mais elevado registado nos últimos oito anos.
A linha de apoio SOS Criança Desaparecida já recebeu, este ano, 50 apelos relacionados com o desaparecimento de menores, um número que se aproxima dos 58 registados em 2022 pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC).
Relacionados
O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas assinala-se esta quinta-feira e, a propósito da data, o IAC fez um balanço dos contactos recebidos através da linha criada em 2004 - número de telefone 116 000 - com o intuito de "combater situações de desaparecimentos, raptos e abuso sexual de menores".
No ano passado, foram feitos 58 apelos, que representam o número mais elevado registado nos últimos oito anos. Em 2015, o IAC recebeu 60 apelos.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Na semana em que se assinala o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas o IAC relembra que disponibiliza gratuitamente a Linha SOS Criança Desaparecida: 116 000 (disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana). Ler mais https://t.co/VbzdHcMjDm pic.twitter.com/0C6jYHHuJ5
No entanto, e de acordo com os relatórios mensais publicados na página do IAC, o número de contactos recebidos este ano já se aproxima do total do ano passado, havendo 50 apelos, até abril, de natureza diversa.
A maioria dos contactos está relacionada com fuga institucional (23), seguindo-se pedidos de informação sobre processos (14), rapto parental (quatro) e pedidos de informação sobre a linha de apoio (três).
Houve ainda dois apelos por rapto e outros quatro contactos sobre crianças migrantes não acompanhadas, risco de desaparecimento, fuga de casa e outro tipo de desaparecimento.
"Esta linha recebe apelos, via telefone, 'e-mail', 'chat' e 'WhatsApp' de quem quiser comunicar desaparecimentos e/ou situações de abuso/exploração sexual, oferecendo aos apelantes orientação e apoio, a nível psicológico, jurídico e social", explica o IAC em comunicado.
Para assinalar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, o instituto vai participar em campanhas internacionais e promover ações de sensibilização e prevenção nas escolas.
O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas assinala-se em Portugal desde 2004, por iniciativa do IAC.