Leilão The Crown. Algumas peças da série têm nova casa
Todos os 450 fatos e adereços da série The Crown foram vendidos esta quinta-feira na Bonhams, em Londres, tanto na venda ao vivo como no leilão online que aconteceu entre 11 de janeiro e 8 de fevereiro. O lote arrecadou, no total, 1.959.870 milhões de euros.
O leilão ao vivo contou ainda com a presença do ator Alex Jennings, que faz o papel de Duque de Windsor na série.
O lote de topo foi o Jaguar verde da personagem da princesa Diana que foi vendido por 82.281 euros (70.250 libras), ultrapassando em quatro vezes as estimativas da leiloeira.
Aquela que a Bonhams diz ser a única reprodução do mundo do Gold State Coach, a carruagem usada em todas as cerimónias de coroação desde George IV (1820), foi vendida por 65.918 euros (56.280 mil libras).
O modelo do cortejo fúnebre utilizado pela atriz Imelda Staunton (a Rainha) visto no último episódio de The Crown, chegou aos 62.943 euros (53.740 libras).
A reprodução da Cadeira da Coroação (Saint Edward's Chair) foi vendida por 29.984 euros (25.600 libras).
A réplica dos famosos portões de ferro forjado do Palácio de Buckingham atingiu 14.992 euros (12.800 libras) e a réplica da fachada do número 10 de Downing Street foi vendida por 12.743 euros (10.880 libras).
Quanto a fatos icónicos reproduzidos na série, a réplica do vestuário cerimonial da coroação, incluindo o manto e a estola imperiais, a supertúnica, a bata de unção e o manto de estado, foi vendido por 22.488 euros (19.200 libras).
O vestido inspirado no icónico Vestido da Vingança da princesa Diana chegou aos 14.992 euros (12.800 libras), utilizado pela atriz Elizabeth Debicki na série.
A reprodução da roupa azul usada por Diana na quarta temporada (interpretada por Emma Corrin) aquando do anúncio do noivado com o princípe Carlos, foi arrebatada por 4.497 euros (3.840 libras). A reprodução do anel de noivado, também utilizado pela atriz Emma Corrin, foi vendido por 8.995 euros (7.680 libras).
"Foi um enorme privilégio trabalhar com a Left Bank Pictures nesta incrível venda. O Leilão Crown ofereceu uma oportunidade única de possuir peças do espetáculo histórico, o mais próximo que a maioria de nós chegará da realidade. Estamos muito satisfeitos com o resultado - uma venda de luva branca em que tudo foi vendido a 100%. É sem dúvida um testemunho do sucesso da série e do incrível talento que trabalhou em The Crown", afirmou Charlie Thomas, diretor do Grupo Bonhams no Reino Unido para Vendas de Casas e Coleções Privadas e Icónicas, citado em comunicado.
Este leilão aconteceu após a uma exposição de três semanas de todas os adereços e fatos leiloados. Por esta exposição passaram 30 mil visitantes tornando-se, segundo a leiloeira Bonhams, a exibição mais concorrida de sempre nas suas instalações.
Todas as receitas do leilão destinam-se a criar um novo fluxo de financiamento para a National Film and Television School (NFTS), no Reino Unido, e abrir o caminho para criar o programa de bolsas de estudo Left Bank Pictures - The Crown.
Esta bolsa vai apoiar pelo menos 50 estudantes, que receberão formação nesta instituição, durante os próximos 20 anos. Estas bolsas serão totalmente financiadas, incluindo ainda despesas de subsistência adicionais.