Ir ao 'shopping' não é só passeio. Centros comerciais batem recordes 2024
A atividade dos centros comerciais voltou a bater recordes em 2024. Segundo dados revelados pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), sobre as vendas com meios de pagamento eletrónico, a faturação aumentou 7% em comparação com 2023. Recuando no tempo, comparando com 2022 o aumento da faturação foi de 14%, enquanto que ao olharmos para 2019 (ainda no pré-pandemia) a subida foi de 31%.
Ao crescimento da faturação também corresponde um aumento do número de transações (cerca de 7%), o que indica que, além do valor das compras efetuadas, também subiu a quantidade de visitantes dos centros comerciais.
Em comunicado, a APCC regista que o valor médio de cada compra foi de 33,80 euros ao longo do ano. No entanto, focando apenas em Dezembro, o mês com maior atividade devido ao Natal e ao período da Black Friday, esse valor médio da transação foi de 40,97 euros, sendo que o melhor dia do ano para os centros comerciais foi 23 de dezembro.
Sem surpresa, sábado (19% das vendas) e domingo (16% das vendas) são os dias da semana com maior registo de atividade. O período pós-laboral (a partir das 18.00) assume grande peso no total de transações: 38%. A moda é o segmento com maior peso no total da faturação (36%), seguida dos supermercados (23%) e do setor dos Eletrodomésticos/Tecnologia (11%). O estudo, conduzido pela REDUNIQ Insights, também mostra que os turistas representaram 12% do total da faturação.
“Os dados evidenciam o forte contributo que este setor continua a dar para a economia nacional e são também a prova da importância dos centros comerciais no dia a dia dos portugueses, com a disponibilidade horária e de dias de funcionamento a serem um fator decisivo na escolha e preferência dos inúmeros visitantes", destacou Carla Pinto, diretora executiva da APCC.