Primeira grávida com zika na Europa diagnosticada em Espanha

Grávida regressou recentemente a Espanha, após viagem à América Latina

Uma mulher grávida, de 13 ou 14 semanas, foi diagnosticada com o vírus zika em Espanha. Trata-se do primeiro caso de uma grávida com o vírus na Europa,

Segundo as autoridades de saúde da Catalunha, citadas pelo El Mundo, a mulher não se encontra hospitalizada mas está a receber assistência. Terá estado recentemente na Colômbia.

Apesar de não ser o primeiro caso de zika em Espanha, este será o mais preocupante, devido à suspeita de que o vírus provoque microcefalia nas crianças cujas mães sejam infetadas com zika durante o primeiro trimestre de gestação.

O departamento para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS) já pediu aos países europeus que tomem medidas para impedir a propagação do vírus zika, considerando que o risco aumenta com o início da primavera e no verão. "Todos os países europeus em que os mosquitos Aedes (os transmissores) estão presentes podem estar em risco da propagação da doença do vírus zika", salientou numa declaração a diretora regional da OMS, Zsuzsanna Jakab. "Agora é o momento para os países se prepararem para reduzir o risco para as suas populações".

A OMS recorda que não existe vacina ou tratamento para a doença, pelo que a estratégia tem de ser proteger a região europeia do mosquito, através do controlo e eliminação dos locais de reprodução, da organização da aplicação de inseticidas e da morte das larvas em caso de surtos.

É também recomendado que as pessoas em risco, sobretudo as mulheres grávidas, sejam informadas sobre a prevenção, que seja reforçada a vigilância e garantida a deteção laboratorial do vírus e que se intensifique a investigação para compreender a doença e desenvolver testes e vacinas.

Casos de microcefalia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o recente aumento de casos de microcefalia e de desordens neurológicas na América Latina constitui uma emergência de saúde pública de alcance internacional, adiantando que existe uma forte suspeita de que o aumento daqueles casos seja causado pelo vírus zika.

A microcefalia é um distúrbio de desenvolvimento fetal que resulta num perímetro do crânio infantil mais baixo do que o normal, com consequências no desenvolvimento do bebé.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.