Portugal é campeão dos divórcios

Em cada 100 casamentos, 70 acabam em divórcio, indica um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos

De acordo com um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, publicado por ocasião do Dia Europeu da Estatística, a 20 de outubro, Portugal é o campeão da Europa também no que aos divórcios diz respeito: segundos os dados recolhidos pela Fundação e inseridos no Pordata, por cada 100 casamentos há 70 divórcios.

O número é alto, mas não significa que por cada 100 casamentos que se façam atualmente 70 acabem em divórcio: o estudo conjuga casamentos do passado e divórcios do presente.

Segundo disse ao Público a diretora do Pordata, Maria João Valente Rosa, é expectável que o número de divórcios venha a diminuir, até porque há cada vez menos casamentos. Em 2012, o rácio entre casamentos e divórcios era mesmo superior: chegava aos 73,7.

Outro facto assinalável, em relação aos casamentos em Portugal, tem a ver com a diminuição do número de casamentos católicos: em 2013, houve 19 920 casamentos civis e 11 576 católicos, quando no ano 2000 se registaram 22 421 casamentos civis e católicos foram quase o dobro, 41 331.

Ler mais

Exclusivos

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.