"Lua-de-mel" de cagarros em direto na internet

Nova "lua-de-mel" de casal de cagarros com ninho na ilha do Corvo em direto na internet

A "lua-de-mel" de um casal de cagarros, instalados num ninho no Corvo vai poder ser acompanhada novamente em direto através da internet, uma experiência que se iniciou em 2011 para dar a conhecer uma ave emblemática dos Açores.

"O casal de cagarros Calonectris borealis mais famoso do mundo está de volta para mais uma Lua-de-mel directamente da ilha do Corvo", adianta a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Em 2011 foi feita uma experiência semelhante, também a partir da mais pequena ilha dos Açores, naquela que foi "a primeira vez no mundo" em que, em tempo real, foi possível acompanhar a nidificação de um casal de cagarros.

VEJA AQUI EM DIRETO

A SPEA explica que se trata da sexta edição da lua de mel em direto deste casal de cagarros, que já teve quatro crias.

Será possível seguir o casal em http://cagarro.spea.pt/ até ao momento em que a cria abandonar o ninho, no âmbito do projecto e pós-projecto LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas.

No seu sitio da internet, a SPEA refere que a "lua de mel" deste casal de cagarros pode ser seguido em direto e online através da rede 4G cedida pela Altice, um dos parceiros que colabora no projeto desde 2011 que conta com a parceria da direção geral dos Assuntos do Mar e Câmara Municipal do Corvo.

Junte-se a nós e aos mais de 69 000 seguidores de 70 nacionalidades diferentes e ajude-nos a chegar aos 100 000 seguidores, dando a conhecer aquela que é a ave marinha mais abundante e mais emblemática dos Açores

IMAGENS DE 2015

IMAGENS DE 2011

De acordo com a SPEA, atualmente a fêmea está no ninho para a postura do ovo que está para breve, sendo depois substituída pelo macho, numa incubação partilhada de cerca de 50-55 dias.

"Se tudo correr como esperado a cria eclodirá no final de ​​​​​​​Julho (à partida entre o dia 20-25), com mais uma vez os progenitores a partilharem os cuidados parentais até aproximadamente uma a duas semanas antes da mesma abandonar o ninho que deverá ocorrer em final de outubro, rumo ao Brasil" e regressando à colónia onde nasceu 5-7 anos depois para também ela iniciar a sua lua-de-mel.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Artur Silva

Notícias da frente da guerra

Passaram cem anos do fim da Primeira Guerra Mundial. Foi a data do Armistício assinado entre os Aliados e o Império Alemão e do cessar-fogo na Frente Ocidental. As hostilidades continuaram ainda em outras regiões. Duas décadas depois, começava a Segunda Guerra Mundial, "um conflito militar global (...) Marcado por um número significativo de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 e mais de 70 milhões de mortes" (Wikipédia).

Premium

nuno camarneiro

Uma aldeia no centro da cidade

Os vizinhos conhecem-se pelos nomes, cultivam hortas e jardins comunitários, trocam móveis a que já não dão uso, organizam almoços, jogos de futebol e até magustos, como aconteceu no sábado passado. Não estou a descrever uma aldeia do Minho ou da Beira Baixa, tampouco uma comunidade hippie perdida na serra da Lousã, tudo isto acontece em plena Lisboa, numa rua com escadinhas que pertence ao Bairro dos Anjos.