Força Aérea deteta 13 focos de incêndios e mostra os vídeos

Veja os vídeos divulgados esta segunda-feira pela Força Aérea

A Força Aérea divulgou esta segunda-feira as imagens captadas pela aeronave C-295M este fim de semana em várias pontos de Portugal: no patrulhamento foram detetados 13 focos de incêndio e evitou-se que estes ganhassem dimensão que poderia traduzir-se em situações complicadas para os bombeiros.

Um avião da Esquadra 502, sediada na Base Aérea do Montijo, fez missões de reconhecimento e avaliação por todo o país, com 11 horas e 30 minutos de voo, tendo em conta o índice de risco de incêndio florestal.

O avião EADS C-295M da Esquadra 502 tem equipamentos que permitem a deteção de pontos quentes com recurso a imagem térmica - que tanto pode ser utilizada de dia como de noite - e a sua localização. E foi com recurso a essa tecnologia que os elementos da Força Aérea encontraram vários locais, que não identificam, "com elevado potencial de reacendimento", cujas coordenadas foram transmitidas ao Comando Nacional de Operações de Socorro, que pôde enviar para essas zonas os meios de combate a esses fogos. Isto depois de a situação ser analisada por um elemento da Autoridade Nacional de Proteção Civil que estava no avião.

Ler mais

Exclusivos