Colar traduz os miaus dos gatos em linguagem humana

Basta um colar para saber aquilo que o seu gato lhe quer dizer

A ciência já descobrira que os gatos não miam uns para os outros, só o fazem quando "falam" com os humanos. Mas não havia forma de saber aquilo que estes estavam a dizer. Até agora, alega a The Temptation Lab, empresa associada a uma marca de comida para gatos, que diz ter inventado um mecanismo que traduz os miaus dos gatos em linguagem humana.

Analisando os diferentes sons emitidos pelos gatos, a empresa desenhou um sensor digital que deteta os miaus e desenhou um programa que o transforma em voz humana. Basta ligar à app e escolher a voz que se quer dar ao animal. E depois é apreciar os comentários do gato!

A tecnologia foi lançada ontem nos Estados Unidos e Nova Zelândia, com colares de quatro cores, mas ainda é apenas um protótipo.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.