Incêndio num armazém de produtos químicos em Sevilha. População aconselhada a não sair à rua (com vídeos)
Um incêndio num armazém de produtos químicos em Alcalá de Guadaíra, na região de Sevilha e a 170 quilómetros da fronteira portuguesa de Vila Real de Santo António, deflagrou ao início da tarde desta quarta-feira, originando uma enorme coluna de fumo.
As autoridades espanholas já recomendaram à população não saia à rua devido ao risco de intoxicação, uma vez que o nível de toxicidade do fumo ainda não é conhecido.
De acordo com o jornal Diario de Sevilla, não há registo de feridos ou de pessoas presas dentro do armazém, sendo que os bombeiros estão a combater o incêndio que se iniciou após se ouvir uma forte explosão, seguida por outras.
O fumo é perfeitamente visível em Sevilha, que está a cerca de 20 quilómetros do local do acidente. Toda a área envolvente foi isolada, sendo que a polícia está progressivamente a aumentar o perímetro de segurança, tendo em conta o perigo de existirem ainda mais explosões.
O Governo Regional da Andaluzia ativou entretanto o sistema de alerta à população sobre os riscos que podem advir deste incêndio, enviando SMS para todos os telemóveis com recomendações para evitar riscos relacionados com a exposição ao fumo, sendo um deles a de permanência em casa, bem como fechar portas e janelas. A mensagem indica ainda às pessoas para entrarem em contacto imediato com os serviços de saúde no caso de sentir algum tipo de desconforto.