Incêndio no Hospital de São João. Um morto, quatro feridos
Fogo deflagrou na zona de pneumologia mas foi rapidamente controlado.
O incêndio que deflagrou este domingo no Hospital de São João, no Porto, causou um morto e quatro feridos graves, tendo cinco profissionais sido assistidos na urgência, anunciou o Centro Hospitalar, que vai abrir um processo de averiguações.
Relacionados
Em comunicado, o Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) explicou que o incêndio, de "elevada complexidade", foi dado como extinto às 19:00, "continuando neste momento em manobras de rescaldo".
"As causas do incêndio estão a ser apuradas e será aberto um processo de averiguações interno", acrescentou o comunicado, segundo o qual "o plano de incêndio do hospital e o plano de emergência interno foram prontamente ativados, possibilitando a deslocação dos doentes e dos profissionais, bem como o combate ao incêndio pelas equipas internas e pelas corporações de bombeiros".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
De acordo com o mesmo texto, o hospital está a "prestar informação e apoio psicológico às famílias das vítimas e aos profissionais", tendo apresentado "os mais sentidos pêsames à família da vítima mortal".
O incêndio atingiu, pelas 17:40 deste domingo, o piso 9 do Hospital de São João, onde se encontra o serviço de Pneumologia, e obrigou à retirada de doentes do local.
Às 19:50, o portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicava que estavam no local 21 operacionais com sete viaturas e que a ocorrência estava em fase de conclusão.
Vários meios de comunicação avançaram que o incêndio teria sido provocado por um doente ali internado que, ao acender um cigarro provocou uma explosão.
Segundo a RTP avançou na manhã desta segunda-feira, a Polícia Judiciária está a investigar o incêndio, tendo recolhido indícios que apontam para que tenha sido essa a causa do incêndio.
O hospital deverá emitir esta segunda-feira, um novo comunicado.