Incêndio em Palmela já chega às muralhas do Castelo

A situação do incêndio em Palmela agravou-se, com três frentes de fogo ativas. As chamas estão muito próximas de habitações. De acordo com a SIC Notícias, a população em Aires está a ser retirada. Em fotos e vídeos que o DN teve acesso vê-se a proximidade das chamas às muralhas do castelo.

O fogo já fez cinco feridos, e segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, quatro são feridos ligeiros e foram assistidos no local e o quinto é um ferido grave com queimaduras, que foi transportado para o hospital de São Bernardo, em Setúbal.

O CDOS de Setúbal não soube, no entanto, precisar se os feridos são bombeiros ou civis.

Avião de combate abastece-se no Sado (vídeo de Fernando Cabrera/Global Imagens)

A mesma fonte disse ainda que há uma habitação danificada em Vale de Barris, numa das encostas do castelo de Palmela, mas não soube adiantar se outras habitações foram atingidas ou se há mais casas em risco.

A fonte do CDOS de Setúbal precisou ainda que "a cabeça do incêndio está dominada, mas há dois flancos ativos que não estão dominados: um em direção a Aides e outro em direção à Quinta do Anjo".

De acordo com a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o alerta para este incêndio foi dado às 12:04 e às 17:10 estavam no terreno 342 operacionais, apoiados por 88 veículos e quatro meios aéreos.

Além de várias corporações de bombeiros do distrito de Setúbal, estão também no local diversas viaturas do distrito de Lisboa.

Portugal continental está em situação de contingência até às 23:59 de sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG