Novo Volkswagen ID.7
Novo Volkswagen ID.7D.R.

ID.7 no topo dos elétricos Volkswagen

Ocupando o espaço de topo de gama elétrico da Volkswagen, o novo ID.7 chega a Portugal com grande ambição, prometendo autonomias que podem chegar até aos 700 km. O aspeto aerodinâmico e a tecnologia a bordo são outros dos atributos desta berlina .
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Com a Volkswagen apostada em reforçar o peso da eletrificação, o ID.7 chega ao mercado com o estatuto de topo de gama da marca alemã. Embora inserido num segmento cada vez menos volumoso em termos de vendas, este continua a ser relevante por uma questão de imagem e de posicionamento, com a Volkswagen interessada em marcar um impacto graças a argumentos técnicos e tecnológicos.

Com 4,96 metros de comprimento, um dos aspetos mais importantes do ID.7 é o seu design ‘limpo’ e obviamente cuidado pela aerodinâmica, com o coeficiente de arrasto de 0.23 a permitir elevada eficiência de utilização, tirando partido das potencialidades da plataforma MEB, como a grande distância entre eixos (2971 mm), o que valoriza substancialmente a habitabilidade. Dependendo do nível de equipamento selecionado – entre o Pro, Pro S e o GTX – o ID.7 poderá ter jantes de 19 e de 20 polegadas.

Na abordagem ao interior, há uma renovação quase completa do conceito tecnológico, mas com alguns elementos já conhecidos, como os pedais com os símbolos ‘Play’ (acelerador) e ‘Pause’ (travão), que já se podem encontrar noutros modelos elétricos da marca. Mais evoluídos estão os ecrãs de informação para o condutor (ID Display) e o de infoentretenimento no centro do tablier, este de 15 polegadas (de série) com software completamente novo (4.0) para ter uma resposta mais rápida e maior legibilidade.

O head-up display recebeu também uma melhoria com grafismos renovados e a possibilidade de contar com realidade aumentada. A marca resolveu também aquela que era uma das principais queixas dos modelos recentes – os botões táteis na consola central são agora retroiluminados para facilidade de utilização à noite. O assistente digital por voz inteligente (IDA, ‘Intelligent Digital Assistant’) também foi melhorado, sendo agora mais rápido, mais competente a entender as ordens dos ocupantes e pode recorrer à inteligência artificial para melhor corresponder ao que lhe foi pedido. 

No mesmo tópico de tecnologia ao serviço dos ocupantes, a Volkswagen estreia no ID.7 o conceito de climatização inteligente do habitáculo (embora se mantenham os naturais ajustes pelo ecrã central ou por voz), o qual consegue detetar automaticamente pontos de aquecimento no habitáculo e direcionar as saídas de climatização para essa zona de forma a estabilizar a temperatura a bordo. Além de uma aposta na melhoria dos materiais a bordo, também com recurso a matérias sustentáveis, a Volkswagen eleva a conceção superior também com os novos bancos ergoActive Premium com funções de aquecimento, ventilação e vários tipos de massagem.

Nota, ainda, para o tejadilho de vidro panorâmico Smart Glass com sete camadas de proteção UV para evitar o sobreaquecimento no interior, mas também com a possibilidade de variar entre a transparência e a opacidade por intermédio de um botão no tejadilho ou de comandos por voz. 

A bagageira permite receber até 532 litros sem rebater os bancos traseiros, condição em que amplia o valor para os 1586 litros. Três versões na linha de partida A gama do ID.7 será composta por três versões (esperando-se que a carrinha replique a mesma opção de motores), com a versão Pro a ser a única disponível no imediato.

Esta caracteriza-se por ter bateria de 77 kWh a alimentar um motor elétrico de 286 CV/210 kW de potência e 545 Nm de binário. A autonomia homologada em ciclo WLTP combinado é de 621 quilómetros, mas no ciclo urbano pode mesmo chegar aos 763 km. A potência máxima de carregamento nos postos CC é de 175 kW, o que permite repor de dez a 80% do estado de carga da bateria em apenas 28 minutos. Já a carga máxima em CA é de 11 kW, demorando oito horas a carregar dos zero aos 100%.

Mais para a frente, em julho, chegará a versão Pro S, com o mesmo motor de 286 CV, mas com bateria de 86 kWh, que incrementa a autonomia homologada em ciclo combinado para os 715 km. Esta versão pode já carregar a 200 kW. No mesmo mês chegará o mais desportivo GTX, com dois motores elétricos e potência total de 340 CV e bateria de 77 kWh, com autonomia estimada de 600 quilómetros. A velocidade máxima é de 180 km/h em todos os ID.7. Até ao momento, o único preço conhecido é o do modelo de entrada, o Pro, com um custo base de 59.910€, sendo preciso esperar mais uns meses para se ficarem a conhecer os valores pedidos para as duas outras variantes. 

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