O ex-acionista da TAP Humberto Pedrosa considerou esta terça-feira Alexandra Reis uma "grande profissional", motivo pelo qual terá sido convidada para a NAV e Governo, defendendo que o problema poderia ter sido resolvido regressando para o cargo de diretora..Na audição que decorreu esta terça-feira na comissão parlamentar de inquérito à TAP, Humberto Pedrosa foi questionado sobre Alexandra Reis, a antiga administradora da companhia aérea, cujo papel para o qual foi contratada inicialmente na TAP "desempenhou com grande sucesso".."Eu não a conhecia. Quem fez a seleção foi o David [filho de Humberto Pedrosa]. Desempenhou com grande sucesso o papel de centralizar as compras, coisa que não era fácil na TAP", explicou..Para o antigo acionista, Alexandra Reis é uma "grande profissional e aliás por isso mesmo é que ela foi convidada para a NAV e por isso é que foi convidada para secretária de Estado"..Referindo que "a saída da TAP foi "por incompatibilidade" com a antiga CEO, Pedrosa referiu que perante a situação, foi preciso resolver o problema.."A Alexandra era diretora. Se calhar podia-se ter resolvido o problema passando-a para diretora outra vez em vez de a despedirem", sugeriu, deixando claro que não conhece as razões da saída nem a situação ao pormenor..Para Humberto Pedrosa, "neste momento está um homem bastante competente à frente da TAP", referindo-se a Luís Rodrigues.."Se fosse eu a escolher, era o homem que eu escolhia", assegurou..O antigo acionista da TAP assumiu ainda que "se houvesse um grupo nacional que tivesse interessado" na companhia aérea "claro que gostaria de fazer parte".."Hoje eu faria com muito gosto e acho que valeria a pena encontrar um grupo que pudesse ficar com a TAP e pudesse ter a possibilidade de num prazo, claro que teria que ser se calhar longo, devolver ao Estado os fundos que o estado colocou na TAP. Eu gostaria e faria muito gosto nisso, por isso completamente disponível para entrar", respondeu..Sobre a entrada no conglomerado chinês HNA no capital da TAP, Humberto Pedrosa disse que se trataram de "três ou quatro operações", uma delas que começou com David Neeleman, dado que a HNA tinha uma participação na Azul..Segundo o empresário, a HNA perguntou a Neeleman se a Atlantic Gateway podia vender parte do capital na TAP e, em contrapartida, propunha capitalizar a companhia aérea.."Aliás, propunha mais, que era comprar a ME Brasil. Na altura a HNA comprava tudo o que lhes aparecesse dentro da aviação, [...] e, perante essa situação, eu cedi na venda de parte do capital, que acabámos por recomprar mais tarde, com a queda da HNA", explicou Humberto Pedrosa..O ex-acionista da TAP disse ainda que o então ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, foi informado do negócio, "e até provavelmente o senhor primeiro-ministro"..O conglomerado chinês HNA anunciou, em 19 de março de 2019, num comunicado ao mercado bolsista de Xangai, a venda da participação de 9% que detinha na TAP através da Atlantic Gateway por 55 milhões de dólares norte-americanos (48,6 milhões de euros)..Mais de metade daquela participação indireta na TAP foi vendida à Global Aviation Ventures LLC, um fundo norte-americano de capital de risco especializado no setor da aviação, por 30 milhões de dólares. O restante passou para as mãos da transportadora aérea brasileira Azul S.A. em troca de 25 milhões de dólares, segundo comunicado enviado na altura à bolsa da China.