Hoje é o dia mais curto do ano

O solstício de Inverno acontece hoje às 16:28, momento que marca o início do Inverno no Hemisfério Norte. Produz o dia mais curto do ano: apenas 9 horas, 27 minutos e 4 segundos de luz em Lisboa

Este ano o Solstício de Inverno ocorre hoje, dia 21, às 16:28. Este instante marca o início do Inverno no Hemisfério Norte, estação mais fria do ano, refere o Observatório Astronómico.

É o dia mais curto do ano no hemisfério norte: apenas 9 horas, 27 minutos e 4 segundos de luz em Lisboa. Uma duração que varia consoante os pontos do país em que nos encontramos: será um dia de 9 horas e 8 minutos de luz em Bragança; 9 horas e 12 minutos no Porto; 9 horas e 18 minutos em Coimbra; 9 horas e 21 minutos em Castelo Branco; 9 horas e 29 minutos em Évora; 9h e 33 minutos em Ponta Delgada; 9 horas e 37 minutos em Faro; e, finalmente, 10 horas e 0 minutos no Funchal (ilha da Madeira).

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.