Há mais um hotel com a marca de Vhils
Dois murais com as caras dos poetas alentejanos Florbela Espanca e Mário Beirão esculpidas por Vhils dão as boas vindas ao novo hotel de Beja. O Holiday Inn abriu as portas há dias e junta-se a um já vasto leque de unidades hoteleiras que elegeram o artista urbano para engrandecer a fachada ou detalhes do edifício. Há-as um pouco por todo o país, de Aveiro, a Cascais, passando por Lisboa e terminando no Alentejo.
A obra de Vhils agora desvendada em Beja pretende homenagear a cultura do Alentejo através de dois escritores ali nascidos: Florbela Espanca em Vila Viçosa, e Mário Beirão na própria cidade de Beja. Mas no hotel, que resulta de um projeto de reabilitação urbana que preservou a fachada original do edifício já existente, é ainda possível encontrar, no lobby e zonas comuns, tapeçaria artesanal de Sílvia Perloiro e, nos quartos, posters digitais da artista visual Yolanda Candeias.
Situada a menos de 500 metros do Castelo, da Catedral ou da Ermida de Santo André, esta unidade de quatro estrelas tem 95 quartos distribuídos por quatro pisos, ginásio, piscina exterior no terraço, salas para eventos e uma área comercial com lojas de retalho e um bar.
Tem ainda um restaurante, chamado Chaparro Alentejano, com consultoria do chef Miguel Rocha Vieira, e que propõe, entre outros, sopa de tomate assado e poejo, açorda alentejana com lascas de bacalhau, arroz de cação com coentros, carne de alguidar de porco preto com migas de batata, ensopado de javali com ervas do monte e, para sobremesa, migas doces com maçã de Portalegre ou Sericaia com ameixas de Elvas. Para já, o espaço está apenas aberto para os hóspedes, mas em breve abrirá portas ao público.
“Queremos receber todos aqueles que pretendem conhecer a região alentejana, mas também estabelecer um diálogo próximo com quem já está na cidade, para que se revejam neste espaço. Por isso, temos espaços pensados também para o público local, onde queremos reforçar continuamente a oferta aberta a todos”, diz Diogo Fragoso, diretor do Holiday Inn Beja, no documento de apresentação do hotel, o segundo do Grupo Mercan Properties no Alentejo depois do Hilton Garden Inn, em Évora, e que representa um investimento de 16,8 milhões de euros. Para a segunda quinzena de setembro, está prevista a abertura de mais um, o Holiday Inn Express Évora.
O artista noutras unidades hoteleiras
Land of Alandroal
Serenidade, elegância moderna e charme intemporal caracterizam o Land of Alandroal, que tem o compromisso de preservar o património histórico do local em que se situa, a Herdade das Parreiras, no Alandroal. Algumas acomodações estão instaladas em edifícios antigos restaurados mantendo a harmonia entre o passado e o presente. É aí que está mais um mural de Vhils.
MS collection Aveiro
Situado no centro da cidade, o MS Collection Aveiro é um hotel de charme de cinco estrelas, inserido num edifício histórico do século XVIII, totalmente reabilitado e restaurado, outrora residência do pai e família de Eça de Queiroz. Junto à piscina está o mural “Scratching the Surface – Eça” criado por Vhils, que homenageia e interpreta o escritor.
Artsy Cascais
Situado no coração da vila, o Artsy Cascais divide-se em dois edifícios: um palacete do século XIX completamente renovado e um edifício moderno com obra de fachada da autoria de Vhils. O hotel conta com 19 quartos e suites com uma vista para o mar e para a baía de Cascais, sendo que quem fica hospedado na ala nova tem a sensação de estar a dormir dentro de uma obra de arte.
Memmo Alfama
O Memmo Alfama, localizado num pátio antigo deste bairro de Lisboa, combina harmoniosamente com as ruas e becos daquela zona. Numa das paredes exteriores é possível encontrar um mural da autorial de Vhils que retrata o rosto de um ex-morador idoso.