Há 14 concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio

O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sábado devido à previsão de tempo quente, com temperaturas máximas entre os 35 e os 40 graus, podendo ser superiores em algumas regiões.

Catorze concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Viseu apresentam esta terça-feira um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo estão os concelhos Bragança, Sabugal (Viseu), Penamacor, Belmonte, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Mação (Santarém), Portalegre, Nisa, Castelo de Vide e Marvão (Portalegre).

O IPMA colocou também vários concelhos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Portalegre e Faro em perigo muito elevado de incêndio.

De acordo com o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sábado devido à previsão de tempo quente, com temperaturas máximas entre os 35 e os 40 graus, podendo ser superiores em algumas regiões.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quatro distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada

Também os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas de vento forte, refere o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo para aqueles quatro distritos do continente vai estar em vigor entre as 14:00 e as 21:00 de hoje.

O meteorologista Bruno Café adiantou à Lusa que para hoje estão previstos aguaceiros no interior Norte e Centro, que poderão ser por vezes fortes de granizo e acompanhados por trovoadas, especialmente no período da tarde.

"Até quarta-feira, existem condições de instabilidade devido a uma depressão em altitude, pelo que é provável a ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões Norte e Centro, em especial no interior", disse.

Segundo Bruno Café, para quarta-feira ainda estão previstos aguaceiros e trovoada, mas a probabilidade de ocorrerem já será menor em relação ao dia de hoje.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG