Mário Machado, líder do Grupo 1143
Mário Machado, líder do Grupo 1143Foto: André Rolo

Grupo neonazi terá recebido formação com armas reais de militares

Segundo o Expresso, o grupo Grupo 1143, liderado por Mário Machado, terá usado armas reais em jogos de guerra com o objetivo de se preparar para um possível cenário de guerra civil.
Publicado a
Atualizado a

Um grupo neonazi terá recebido formação com armas reais de ex-militares e também de militares no ativo, avança esta sexta-feira, 11 de julho, o jornal Expresso. O objetivo seria preparar o grupo extremista para um possível cenário de guerra civil.

O Grupo 1143, liderado por Mário Machado, tem publicitado a realização de jogos de guerra com espingardas de airsoft e armas de pressão com balas de plástico em quintas na Margem Sul, não assumindo publicamente a utilização de armas reais, segundo o semanário, que cita conversas de um "importante elemento do Grupo 1143 e da já extinta Nova Ordem Social (NOS)", nas quais é revelada a formação com armas reais. De acordo com a publicação, "há suspeitas de que o Grupo 1143 usou armas reais em jogos de guerra".

Ao jornal, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) assegurou estar atento a "situações irregulares, ilícitas ou ilegais que envolvam militares". A "integração em movimentos extremistas não se coaduna com os valores militares", vincou.

Recorde-se que Mário Machado, líder neonazi, foi detido em maio para cumprimento da condenação a dois anos e dez meses de prisão por discriminação e incitamento ao ódio e violência contra mulheres de esquerda em publicações nas redes sociais.

Mário Machado, líder do Grupo 1143
Extrema direita. PJ detém seis suspeitos, um deles PSP, e apreende armas, explosivos e propaganda nazi
Mário Machado, líder do Grupo 1143
Ficam em prisão preventiva quatro dos seis detidos do grupo extremista neonazi Movimento Armilar Lusitano
Mário Machado, líder do Grupo 1143
Neonazi Mário Machado agredido por outros reclusos na prisão de Alcoentre

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt