Grupo de golfinhos no Tejo surpreende alunos de vela

Os golfinhos aproximaram-se muito dos barcos dos alunos. Veja o vídeo

Os alunos da escola de vela Terra Incógnita tiveram uma surpresa este fim de semana quando foram acompanhados no estuário do Tejo por um grupo de cerca de 30 golfinhos.

O encontro invulgar foi filmado pela escola de vela e partilhado no YouTube. "É muito gratificante saber que marcamos as memórias destes miúdos para sempre de uma forma muito intensa", lê-se na legenda do vídeo publicado pela escola.

No vídeo, é possível ver como os golfinhos chegam bem perto dos barcos da escola quando estes se encontram junto à Ponte 25 de Abril.

Os avistamentos de golfinhos no rio Tejo tornaram-se raros a partir da segunda metade do século XX devido aos níveis de poluição. Nos últimos anos, os avistamentos têm voltado a tornar-se mais frequentes, mas um estudo publicado em 2015 não encontrou indícios de que os golfinhos estivessem a restabelecer uma comunidade fixa no estuário do Tejo.

O jornal Público sublinhava no ano passado que a presença mais frequente dos golfinhos não é necessariamente um resultado direto de uma melhoria da qualidade da água, mas que um ecossistema mais saudável seria um fator de atração.

Exclusivos