A GNR realizou quatro buscas domiciliárias e deu cumprimento a três mandados de detenção europeus.
A GNR realizou quatro buscas domiciliárias e deu cumprimento a três mandados de detenção europeus.Foto: GNR / DR

GNR deteve em Lisboa três suspeitos de fraude fiscal no âmbito de operação internacional

A rede dedicava-se, segundo a GNR, a esquemas fraudulentos que assentavam na criação de circuitos de faturação fictícia e simulação de negócios.
Publicado a
Atualizado a

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve na segunda-feira no distrito de Lisboa três suspeitos portugueses de pertencerem a uma organização criminosa internacional que se dedicava a fraude fiscal, informou hoje a guarda.

A rede dedicava-se, segundo a GNR, a esquemas fraudulentos que assentavam na criação de circuitos de faturação fictícia e simulação de negócios, com vista à evasão e fraude ao IVA, num montante superior a 10 milhões de euros.

A operação, designada “BAIXA”, foi coordenada pelo gabinete da EPPO em Berlim, na Alemanha, e teve início a 20 de março de 2025. 

Esta ação policial foi liderada pela Procuradoria Europeia (EPPO) e em Portugal, a GNR deu cumprimento a três mandados de detenção europeus a dois homens e uma mulher, com idades entre os 22 e os 25 anos, suspeitos de envolvimento na organização criminosa em investigação.

No âmbito desta operação, foram executados 28 mandados de busca domiciliária e não domiciliária nas cidades alemãs de Leipzig e Munique, visando o desmantelamento de uma rede criminosa internacional dedicada à obtenção de vantagens patrimoniais ilegítimas. 

Segundo a GNR, no decorrer da investigação, e após ter sido identificado o envolvimento dos três cidadãos portugueses na organização criminosa, a guarda realizou quatro buscas domiciliárias e deu cumprimento a três mandados de detenção europeus.

Os suspeitos foram indiciados pela prática do crime de fraude fiscal qualificada. Os detidos foram presentes ao Tribunal da Relação de Lisboa na terça-feira, tendo ficado a aguardar o processo para a sua extradição para a Alemanha.

A operação contou com a participação de 20 militares da Unidade de Ação Fiscal, bem como com o apoio da estrutura de investigação digital forense da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública (PSP). 

As diligências foram igualmente acompanhadas por oito investigadores alemães.

A GNR realizou quatro buscas domiciliárias e deu cumprimento a três mandados de detenção europeus.
GNR detém os três suspeitos de assalto a banco no concelho de Redondo e recupera os 15 mil euros
A GNR realizou quatro buscas domiciliárias e deu cumprimento a três mandados de detenção europeus.
Dois militares da GNR detidos por suspeita de extorsão a cidadãos pertencentes a minorias

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt