Fábio Loureiro, um dos evadidos de Vale de Judeus, entregue à Polícia Judiciária após extradição de Marrocos
Fábio Loureiro, fugitivo da prisão de Vale de Judeus recapturado em Tânger, Marrocos, a 6 de outubro de 2024, foi este quarta-feira entregue à Polícia Judiciária (PJ) portuguesa, numa operação coordenada com a Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito da cooperação judiciária internacional, informam a PJ e a PGR em comunicado conjunto.
A extradição de Loureiro, conhecido como Fábio “Cigano”, foi formalmente concedida pelas autoridades marroquinas após um pedido apresentado pelo Procurador-Geral da República. O processo culmina meses de articulação entre Portugal e Marrocos, iniciada com a detenção do evadido numa operação policial internacional desencadeada em outubro de 2024.
A captura em Tânger contou com o apoio do Cuerpo Nacional de Policía (CNP) espanhol e da Direção Geral de Vigilância Territorial Nacional (DGST) marroquina, com base em informações da PJ que confirmaram a presença de Loureiro em Marrocos, onde estava sob um mandado de detenção internacional.
A detenção foi facilitada pela vigilância da PJ à companheira de Loureiro, que viajou de Portugal para o encontrar, sem saber que estava a ser seguida, conforme o DN noticiou na altura.
Condenado a 25 anos de prisão por crimes como rapto, tráfico de estupefacientes, associação criminosa, roubo à mão armada e evasão, Fábio Loureiro integra a lista de cinco reclusos que escaparam da prisão de Vale de Judeus, em Alcoentre, a 7 de setembro de 2024. Todos foram já recapturados.
Os últimos fugitivos a serem recapturados foram Mark Roscaleer e Rodolfo Lohrman, detidos em Alicante, Espanha, em fevereiro. Shergili Farjiani, um georgiano, de 40 anos, que se encontrava a cumprir sete anos de cadeia por furto, violência e falsificação, foi detido em Itália, em dezembro de 2024. A 22 de novembro foi recapturado o português Fernando Ribeiro de 61 anos.
A fuga levou a uma auditoria à segurança das prisões portuguesas e à substituição do diretor-geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.