Fóssil raro de um pterossauro está em leilão na net

Tem 150 milhões de anos, é vendido por galeria alemã e pode valer 200 mil euros

Um fóssil raro de pterossauro com mais de 150 millhões de anos está em leilão na internet até domingo, e a leiloeira Catawiki estima que possa vir a ser vendido por uma verba até 235 mil euros. Este tipo de raridades são colocadas à venda por companhias especializadas, neste caso a alemã Fossil Gallery Bad Homburg, com mais de três décadas de existência e que se dedica ao comércio de fósseis, minerais e joias. Os destinatários mais óbvios são os colecionadores, sejam individuais ou institucionais como museus. Ontem ao final do dia, a licitação estava em 33 972 euros.

A Catawiki garantiu, ao DN, que este tipo de objetos são sempre avaliados e certificados da sua originalidade antes de serem colocados a leilão. No caso, o vendedor alemão é uma empresa conceituada na área e com experiência. O fóssil foi recentemente encontrado em Solnhofen Plattenkalk, na Alemanha, e pertence a um pterossauro de grandes dimensões, que se estima remontar ao tempo jurássico.

"Os fósseis na área de Solnhofen estão a tornar-se cada vez mais raros, e ainda assim este pterossauro é um dos mais raros de sempre. Neste sentido, estamos a contar com o interesse de colecionadores e investidores que estejam dispostos a pagar um valor elevado por uma peça tão excecional como esta", explica Alejandro Sánchez, diretor-geral da Catawiki em Portugal. "As grandes dimensões do fóssil e a própria raridade da peça faz que se torne no objeto ideal para estar exposto num museu, por exemplo", diz o espanhol que dirige a plataforma multinacional no mercado ibérico. Os especialistas da Catawiki apontam para valores elevados que este fóssil pode obter, colocado um valor de leilão entre 175 e 235 mil euros.

Além deste pterossauro de grandes dimensões, a plataforma tem em leilão um lote de fósseis exclusivos, com objetos raros que remontam ao tempo jurássico, e que são muito procurados por colecionadores e entusiastas de arte de história natural. Desde uma perna de um dinossauro, com 79 centímetros, e que se estima um valor de 6 mil euros, ou o crânio bastante raro de um auroque, um dos mais intactos já encontrados que pode ser leiloado por 19 mil euros.

N.R. Notícia editada com correção da data do fóssil

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG